Começa o Encontro Nacional das Mulheres do MAB

  Mais de 500 mulheres, vindas de 14 estados brasileiros, chegaram com muita alegria e disposição para um encontro histórico organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o 1º […]

 

Mais de 500 mulheres, vindas de 14 estados brasileiros, chegaram com muita alegria e disposição para um encontro histórico organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o 1º Encontro Nacional das Mulheres.

Com o lema “Mulheres em luta por direitos e pela construção de um novo projeto energético popular”, o Encontro começou nesta tarde (04/04), no Parque da Cidade, em Brasília.

As mulheres são militantes do MAB, atuam na luta contra as barragens e pelos direitos das atingidas e dos atingidos e, movidas pelo desejo de maior participação, inserem-se na organização das famílias para melhoria das condições de vida dos atingidos.

Durante o Encontro, as participantes poderão discutir sobre o atual modelo energético e analisar as conseqüências da construção das barragens em suas vidas. Outro objetivo do Encontro é denunciar a violação dos direitos humanos das mulheres atingidas no processo de construção de barragens.

Segundo Marta Caetano, militante do MAB de Minas Gerais, este é o momento de fortalecer os valores e a militância feminina. “Ainda hoje existe muita diferença na atuação de mulheres e homens, os direitos não são os mesmos e elas precisam estar esclarecidas sobre o papel da mulher na sociedade e no movimento social. Queremos participar e, junto com os homens, construirmos um novo projeto energético popular”, declarou.

Para a mesa de abertura estiveram presentes representantes de diversos movimentos sociais nacionais e internacionais.  Moira Millan, militante indígena da luta contra barragens na Patagônia Argentina, disse que, com a participação no encontro, busca fortalecer a articulação internacional, intercambiar experiências com outros povos e fortalecer o espírito de luta com a resistência das brasileiras. “Levarei muitas experiências de luta para o meu povo”, afirmou.

Violação dos Direitos Humanos e 20 anos do MAB

Amanhã (05/04) as mulheres do encontro recepcionarão a ministra de Estado, Maria do Rosário, para o lançamento do Relatório do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que apontou 16 violações dos direitos humanos em construção de barragens. Na oportunidade, o MAB vai entregar à ministra um dossiê que aponta violação dos direitos humanos das mulheres em áreas de construção de barragens. Junto à entrega do dossiê, o Movimento solicitará que o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana crie uma Comissão Especial para investigar a violação dos direitos das mulheres na construção de barragens.

Durante a comemoração dos 20 de fundação do MAB, que também acontece na noite de amanhã, serão homenageadas pessoas que marcaram a historia do movimento.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro