Convidadas latino-americanas trazem debate internacional sobre energia ao encontro

Na mesa da manhã desta quarta-feira (06/04) do Encontro Nacional das Mulheres, participaram duas convidadas latino-americanas, que trouxeram análises sobre a questão energética na região. Mercedes Canese, vice-ministra de Minas […]

Na mesa da manhã desta quarta-feira (06/04) do Encontro Nacional das Mulheres, participaram duas convidadas latino-americanas, que trouxeram análises sobre a questão energética na região.

Mercedes Canese, vice-ministra de Minas e Energia do Paraguai, defendeu a necessidade de um projeto de integração energética entre os países da América Latina. “A América Latina é muito rica em recursos naturais, tanto renováveis quanto não-renováveis, mas mal distribuídos. É necessário fazer um projeto de integração energética porque há países que tem menos recursos que outros”, afirmou.

Segundo Mercedes, há muitos países na região cujo consumo de energia é pré-industrial, como o Paraguai, que usa a energia em sua maior parte para a calefação e produção de alimentos. O país, que divide sua produção energética com o Brasil (por meio de Itaipu) e com a Argentina, exporta oito vezes mais energia do que importa.

Ela também relatou um caso em que houve perda de 1,6 bilhão de dólares em Itaipu devido à falta de um plano de integração do Brasil e do Paraguai com mais países da região. “Por isso é importante avançar na integração energética, porque em vez de construir mais barragens, poderíamos aproveitar o excedente do que se tem.”

Moira Ivana Millán, representante dos índios mapuche da Patagônia Argentina, lembrou da importância deste encontro já que, segundo disse, é a primeira vez que o povo mapuche, através dela e de sua organização, dialoga com o Movimento dos Atingidos por Barragens.

Moira contou um pouco de sua história de vida. Disse que nasceu na cidade, de pai e mãe mapuche, e depois recuperou sua identidade indígena, voltando a viver no campo, com a ocupação de terras de seus ancestrais que estavam invadidas. A partir daí, deparou-se com o desafio de sobreviver de um modo totalmente diferente do que estava acostumada na cidade e precisou recuperar tecnologias já esquecidas e que faziam parte de sua cultura.

“Nós estamos preparadas, sobretudo as mulheres, para viver, encontrar soluções. Temos capacidade natural de resguardar a vida, mas o sistema nos convence de que não somos capazes de sobeviver sozinhos. A cultura vai nos alienando, tirando nossas capacidades, nos convencendo de que é o Estado que tem que prover tudo e nós não podemos nos autodeterminar”, declarou.

Moira ressaltou a importância de elaborar um novo projeto de sociedade em harmonia com a natureza, que é a maneira como o povo mapuche concebe o desenvolvimento. “A energia tem que ser utilizada para o benefício de todos, mas pensando também em nossos irmãos rios, bosques, lagos, mar. Pensar o projeto energético também é um compromisso de pensar uma nova forma de habitar o mundo.”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro