MAB e UFRJ formam primeira turma de especialistas em energia

O dia 20 de julho marcou um passo importante na conquista dos trabalhadores, no que diz respeito ao acesso à  universidade. Depois de quatro etapas realizadas no correr de dois […]

O dia 20 de julho marcou um passo importante na conquista dos trabalhadores, no que diz respeito ao acesso à  universidade. Depois de quatro etapas realizadas no correr de dois anos, se formou a primeira turma do curso de especialização extensão Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo – turma Haydeé Santamarí­a – numa parceria de sucesso entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença do Reitor da universidade, Aloí­sio Teixeira; da Pró-Reitora, Laura Tavares; do prof. Carlos Vainer, do IPPUR; do representante de Eletrobrás, Alexandre Benjamin; do representante do Sindicato dos Petroleiros, Simão Zanardi Filho e do diretor da Escola de Educação Física, prof. Waldyr Mendes Ramos.

Para o Reitor, este curso é tão importante para os movimentos sociais como é para a universidade. “A UFRJ é considerada uma universidade importante no Brasil. Está entre as melhores. Mas isso não nos satisfaz. Queremos atender as demandas dos trabalhadores. Por isso esse curso é tão importante pra nós”, afirmou. Além disso, o reitor lembrou que “enfrentamos uma cultura que diz que a universidade tem que se fechar em seus próprios muros. Mas nós entendemos que ela deve se integrar à comunidade”.

Já o professor Carlos Vainer disse que a realização do curso representa várias vitórias. “A vitória individual de cada um por ter chegado até aqui. Mas também uma vitória coletiva contra o preconceito da classe dominante. Nós arrombamos a porta da universidade para nos apropriarmos do estudo como um instrumento de luta”, exaltou Vainer.

A primeira turma contou com a presença de 80 militantes de movimentos sociais do Brasil, Argentina, El Salvador e Colômbia, que desenvolveram trabalhos de conclusão do curso abordando diversos aspectos associados à energia, gênero, cultura, agricultura, trabalho, entre outros. O encerramento desta turma culminou com a abertura de uma segunda turma do curso, que permanece no Rio de Janeiro por 15 dias para realizar a primeira das quatro etapas. Para o MAB, este é mais um importante passo na conquista dos trabalhadores, que encontram na universidade o apoio necessário para alavancar a proposta de um projeto energético para o Brasil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro