MAB conquista melhorias na qualidade de energia elétrica

Depois de muitas denúncias da péssima qualidade da energia recebida na região norte do RS pela distribuidora RGE e depois de muitas reivindicações, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) […]

Depois de muitas denúncias da péssima qualidade da energia recebida na região norte do RS pela distribuidora RGE e depois de muitas reivindicações, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) conquistou melhorias para a população, através do programa Luz para Todos, do Governo Federal.

Os agricultores e também trabalhadores urbanos reclamam de quedas constantes, queima de aparelhos eletrodomésticos e estrago de produtos que precisam de refrigeração. Além disso, nos últimos anos houve um aumento de demanda, não acompanhado de melhorias no sistema de distribuição. “Muitas vezes, as famílias aumentam a demanda de energia em suas residências e as distribuidoras não acompanham esse aumento de demanda com melhorias nas linhas de transmissão e nos sistema como um todo”, afirmou um dos coordenadores do MAB.

 Além dá má qualidade de energia, os consumidores residenciais estão pagando muito caro pelas tarifas, se comparado com o consumo industrial. “Considerando que as empresas consomem muita energia e pagam em média 3 centavos ao KW/hora, os trabalhadores pagam muito mais, em torno de 58 centavos ao mesmo KW de energia consumido. Ainda não conseguimos diminuir o preço das tarifas dos consumidores residenciais, mas através da luta e da organização, temos a certeza que vamos conseguir como conseguimos a conquista da melhoria de energia aos agricultores”.

Com a luta dos atingidos por barragens, os municípios contemplados são: Alto Feliz, Aratiba, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Capão Bonito do Sul, Constantina, Erechim, Erval Grande, Erva Seco, Esmeralda, Gaurama, Ibiraiaras, Itatiba do Sul, Lagoa Vermelha, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Montauri, Nonoai, Paulo Bento, Pinhal da Serra, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Severiano de Almeida, Tupanci do Sul, Vacaria e Viadutos.

Nos próximos dias militantes do MAB irão entrar em contato com as lideranças municipais, para fazer um calendário de execução das obras, juntamente com a RGE e o Luz para Todos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro