Via Campesina internacional assina manifesto contra Belo Monte

De 19 a 22 de abril aconteceu em Cochabamba, na Bolívia, a “Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra”. Organizações populares do mundo inteiro […]

De 19 a 22 de abril aconteceu em Cochabamba, na Bolívia, a “Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra”. Organizações populares do mundo inteiro participaram para debater sobre as conseqüências do sistema capitalista sobre as mudanças climáticas e a luta a ser travada pelas organizações sociais e populares.

Um dos temas debatidos pela Via Campesina internacional, reunida naquele país, foi a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Na oportunidade, 120 pessoas, vindas de 28 países e integrantes de 57 organizações escreveram um manifesto posicionando-se contrários à construção da barragem. Segundo Gilberto Cervinski, do Movimento dos Atingidos por Barragens, que esteve em Cochabamba, o manifesto é o avanço da internacionalização da luta contra Belo Monte.

Conforme consta no manifesto, as organizações que o subscrevem entendem que está em curso uma ofensiva mundial das grandes empresas para apropriar-se dos bens naturais estratégicos em todos os países, como a água, a energia, a terra, a biodiversidade e os minérios, através de grandes projetos de desenvolvimento. “Estes grandes projetos de interesses das transnacionais são contra os interesses dos povos, porque refletem na perda de soberania energética e alimentar. Por isso, temos assumido um compromisso internacional de denunciar e lutar contra esta lógica que tem como único objetivo a busca do lucro”.

Nesta semana, no dia do leilão (20/04) organizações e movimentos sociais se manifestaram em diversos estados contra a construção dessa barragem. No dia 12, o diretor de cinema, James Cameron, também esteve participando das mobilizações contra Belo Monte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro