No RS, camponeses protestam por investimentos

Da Página do MST Centenas de camponeses ligados à Via Campesina protestam nesta quarta-feira (26/5) em todo o Rio Grande do Sul por mais investimentos do governo federal na agricultura […]

Da Página do MST

Centenas de camponeses ligados à Via Campesina protestam nesta quarta-feira (26/5) em todo o Rio Grande do Sul por mais investimentos do governo federal na agricultura camponesa. Bloqueios de rodovias e protestos integram as mobilizações, que ocorrem em Canguçu (na Região Sul), Santa Cruz do Sul (Vale do Rio Pardo) e Iraí, na divisa com Santa Catarina (confira os locais no final no texto).

Os pequenos agricultores, atingidos por barragens e assentados da reforma agrária exigem rebate de até R$ 10 mil nas dívidas. A agricultura camponesa, que produz 70% da comida que é consumida pelo brasileiro e emprega 74,4% da mão-de-obra no campo, não consegue renegociar sua dívida junto ao governo federal. Já o agronegócio, que deve um valor muito superior ao da pequena agricultura, ganha benefícios do governo federal.

Os agricultores também reivindicam a criação de uma linha de crédito subsidiado para produção de alimentos saudáveis aos agricultores e assentados que fizerem a preservação ambiental; pagamento por serviço ambiental.
Além disso, mudanças na legislação sanitária a fim de beneficiar a comercialização dos produtos da agricultura camponesa; a reforma agrária e o assentamento de todas as famílias sem terra e no país.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro