Via Campesina realiza 2ª Plenária Nacional

Cerca de 80 representantes de movimentos sociais do campo deram início à II Plenária Nacional da Via Campesina Brasil, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), nesta terça-feira (19/1). […]

Cerca de 80 representantes de movimentos sociais do campo deram início à II Plenária Nacional da Via Campesina Brasil, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), nesta terça-feira (19/1).

Além de estudar temas referentes à soberania alimentar e energética e à atual conjuntura política, os movimentos sociais pretendem fazer uma planejamento das atividades da Via Campesina Brasil para este ano de 2010.

“Nós estamos aglutinando forças dos movimentos sociais do campo para que juntos possamos pensar, estudar e discutir um novo projeto popular para a agricultura brasileira”, afirmou Soniamara Maranho, militante da Via Campesina.

Nesta terça, após a mística de abertura – que recapitulou as ações feitas pela Via Campesina no último ano – os militantes estudaram o tema “A formação brasileira” com a assessoria da professora Emília Vioti da Costa, da Universidade de São Paulo (USP). Durante a tarde, o tema estudado foi “a configuração da luta de classes”, com a assessoria de Paulo Maldos e do professor Ariovaldo Umbelino (USP). A Plenária segue até a próxima sexta-feira (22/1).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro