Solidariedade ao Haiti é discutida na II Plenária Nacional da Via Campesina

Após o relato do trabalho realizado no Haiti pela Brigada Internacionalista Dessalines – composta por quatro militantes brasileiros da Via Campesina –  a II Plenária Nacional  discutiu meios de ampliar […]

Após o relato do trabalho realizado no Haiti pela Brigada Internacionalista Dessalines – composta por quatro militantes brasileiros da Via Campesina –  a II Plenária Nacional  discutiu meios de ampliar a solidariedade ao povo haitiano, que recentemente sofreu com um forte terremoto que devastou o país.

Segundo José Luis Patrola, militante do MST e integrante da Brigada, com o terremoto a população urbana está se deslocando em massa para o campo. “O meio rural que já era pobre e precário deverá receber cerca de 200 mil pessoas. Dessa forma, a Brigada que antes já atuava com as organizações do país para contribuir na agricultura, deverá ampliar sua força”, disse Patrola.

Antes da II Plenária, a Via Campesina participou de uma reunião emergencial com várias entidades de direitos humanos, sindicatos e movimentos sociais, que culminou com a criação da “Frente Nacional de Solidariedade ao Haiti”. A Plenária discutirá formas de dar encaminhamento ao que foi discutido neste evento. As principais demandas a serem encaminhadas são:

1.Problema da água;

  • Construção de açudes e reservatórios (aquisição de quatro tratores esteiras, duas retro escavadeiras e dois caminhões)

  • Construção de cisternas

  • Construção de poços artesianos (aquisição de duas máquinas perfuradeiras)

2.Produção;

  • Doação de sementes (legumes, feijão, arroz, sorgo, e feijao guandu).

  • Doação de ferramentas (enxadas, facões, pás e dois tratores)

  • Doação de alimentos (feijão, arroz, leite em pó, quirera de milho).

3.Recursos humanos emergenciais

  • Envio de engenheiros, técnicos agrícolas, agrônomos, operadores de máquinas (pesadas), pedreiros, agricultores (hortas, reflorestamento e sementes), jornalistas (articulação com a Vive TV, da Venezuela) e médicos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro