Águas mercantilizadas de março

Uma série de eventos globais ocorre durante o mês de março. Listo apenas quatro. Entre 15 e 22 de Março, no México, ocorre o Fórum Mundial da Água, organizado por […]

Uma série de eventos globais ocorre durante o mês de março. Listo apenas quatro.

Entre 15 e 22 de Março, no México, ocorre o Fórum Mundial da Água, organizado por governos, organismos multilaterais e transnacionais da água. Na verdade, é o Fórum da Oligarquia Internacional da Água. Basta ler a matéria com Michel Camdessus que saiu no Valor Econômico e fizemos circular em nossas listas.

O Brasil estará lá, apresentando nosso Plano Nacional de Recursos Hídricos. Como sempre acontece, ONGs e sociedade civil em geral aproveitam o momento para fazer um “Fórum Paralelo”. Dessa forma, estamos sempre a reboque da agenda do poder econômico e político. Duvido da eficácia dessa estratégia, mas provavelmente também estarei no México para um paralelo do paralelo, sobre o uso da água na agricultura e seu impacto na segurança alimentar.

Em Curitiba acontecem dois eventos de alcance mundial: o 3ª Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), que acontecerá de 13 a 17 de março, e a 8ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP-8), entre os dias 20 e 31. Mais uma vez acontecem eventos paralelos para discutir questões tão candentes, decisivas para o futuro da humanidade, mas que o poder econômico tem o dom de ir jogando no sexto do lixo. Basta ver a lei da exploração de florestas, a lei de biossegurança brasileira, as mudanças que querem fazer nas leis que protegem morros, matas ciliares, etc., sem falar no apoio ostensivo do governo brasileiro ao agro e hidronegócios que devastam sem piedade a Amazônia, o Cerrado brasileiro e rios como São Francisco e o Madeira. Em que pese nosso empenho e boa vontade, o pouco que conseguimos no varejo, o capital, apoiado por políticas oficiais, destrói muitas vezes mais no atacado.

Um quarto e pouco comentado evento: a Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, organizado pela FAO, reunindo representantes de 188 países em Porto Alegre. É também um espaço oficial, vai acontecer o paralelo dos movimentos sociais, com alguma presença no evento oficial. A proposta dos movimentos é sempre tentar alavancar a travada reforma agrária brasileira.

Todos esses eventos têm um ponto em comum. Não se pode mais falar em reforma agrária sem falar na água, na biodiversidade e nas florestas. Há uma unidade de fundo entre esses desafios. Por isso, esses eventos, inclusive os oficiais, também nos interessam.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/02/2006

Gestão das águas