Gestão das águas

Plano de Recursos Hídricos ainda tem fragilidades, avalia ambientalista Aprovado pelo governo, o Plano Nacional de Recursos Hídricos ainda mantém uma conotação comercial que pode prejudicar o acesso universal da […]

Plano de Recursos Hídricos ainda tem fragilidades, avalia ambientalista

Aprovado pelo governo, o Plano Nacional de Recursos Hídricos ainda mantém uma conotação comercial que pode prejudicar o acesso universal da população a serviços de abastecimento e tratamento de água, afirma Glenn Switkens, diretor da ONG International Rivers Network no Brasil.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) foi aprovado nesta última segunda-feira (30/01) pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e passa a traçar um conjunto de diretrizes, metas e programas para garantir o uso racional da água no Brasil até 2020.

Elaborado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA) e CNRH, o plano brasileiro segue uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estipula que os países-membro deveriam criar planos de gestão integrada de recursos hídricos, mas a sua eficiência deixa dúvidas entre ambientalistas especializados no tema.

“Obviamente é um avanço na questão de planejamento de gerenciamento de recursos hídricos. Ele tem um processo interessante de regionalização e inclusão de várias regiões”, avalia Glenn Switkes, representante da International Rivers Network, ao considerar o ineditismo de um planejamento hídrico na América Latina. Mas, segundo Switkes, sua eficácia não é garantida.

“Tenho dúvidas de que vai mudar muito, devido a um conjunto de interesses de grupos que promoveram o projeto”, afirma. “O plano tem forte conotação de legitimar o setor interessado em explorar e mercantilizar o uso da água disponível”. Ele cita as empresas que promovem o saneamento básico e a construção de usinas hidrelétricas como partidárias da questão. Na sua opinião, o PNRH deve ser feito para melhorar a vida da população antes de qualquer outra premissa, e reforça que o direito à água de boa qualidade e em quantidades necessárias como fundamental ao ser humano deveria constar no documento.

“A impressão que eu tenho é que a água é vista como recurso estratégico e que o Brasil tem que se inserir primeiro para dominar recursos geopolíticos”. Para Switkes, folclores como o de que o Brasil tem água disponível em abundância para abastecer futuras gerações ou que é uma terra abençoada com tanta água dá uma conotação equivocada à questão, pois as diretrizes acabam se orientando no sentido de explorar os recursos primeiro e não protegê-los e conservá-los.

Apesar de 12% das reservas mundiais de água doce estar concentrada em terras brasileiras, o País sofre com grandes problemas com a água. A questão não está restrita somente à sua falta no nordeste brasileiro, mas também há problemas como o de desertificação da Amazônia e degradação de rios como o Tietê e o São Francisco. “Melhorou muito [o problema da água]. Mas a gente está falando de rios para o ser humano apenas, mas a água tem papel fundamental para todo o tipo de vida. A degradação de rios tem efeitos que afetam toda a biodiversidade”, lembra Switkes.

O ambientalista critica o fato de não ter ficado claro nas diretrizes do plano o que será feito para evitar o desperdício de água: “Até que ponto vão receber recursos expressivos para diminuir o desperdício?”, questiona. Para ele, os grandes violões dessa questão são a agricultura e os falhos sistemas de distribuição. “O desperdício da água não está num banho de três ou quinze minutos, mas num sistema de distribuição mal-feito que joga água para todo lado”.

Switkes acredita que não haverá efeitos a curto prazo com a aprovação do projeto, pois é a linha orçamentária que define as prioridades e nesse contexto é inevitável o jogo político entre governo e empresas interessadas do setor. “A minha preocupação é de que o PNRH não vai ser a bússola que vai mostrar para o País aonde ir”.

Com informações da Agência Câmara

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/03/2006

Águas mercantilizadas de março