Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos por Barragens: O caso da UHE de Sobradinho (BA) – Relatório III
O presente relatório trata dos dados referentes à fase qualitativa da pesquisa Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho (BA). Este é o terceiro relatório que, […]
Publicado 15/11/2022 - Atualizado 17/11/2022
O presente relatório trata dos dados referentes à fase qualitativa da pesquisa Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho (BA). Este é o terceiro relatório que, em conjunto com o Relatório 1 – Documental e o Relatório 2 – Quantitativo, irá subsidiar a consolidação do Relatório Final que tratará das demandas sociais que possam ser interpretadas como a dívida social do Estado brasileiro com os atingidos pela barragem de Sobradinho. O objetivo deste relatório é analisar as informações coletada mediante técnicas qualitativas de pesquisa: observação de campo, entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão. Procura aprofundar questões consideradas pela equipe como cruciais para entender os danos sofridos pela população atingida e os problemas sociais relacionados à construção da barragem. Junto à análise, buscou-se registrar depoimentos importantes dos atores entrevistados, sobretudo de atingidos, a fim de captar e retratar seus anseios e demandas.
As entrevistas individuais serão semiestruturadas, ou seja, baseadas em roteiro prévio, contendo os principais tópicos a serem abordados pelo entrevistado. Tais tópicos devem estar relacionados com as questões-chave componentes do objeto de estudo da pesquisa. Ao aplicar a entrevista, o pesquisador deveria abordar os tópicos em forma de pergunta ou pedir para o depoente discorrer sobre o tema. Os grupos de discussão visam obter uma visão coletiva de determinado grupo ou comunidade sobre a dívida social. Para a discussão é aplicado um roteiro (à semelhança da entrevista semiestruturada), composto por tópicos relacionados às questões-chave da pesquisa. Preferencialmente, deve haver duas pessoas para a condução do grupo: um mediador, que conduz as perguntas e medeia a participação dos integrantes do grupo; um relator, responsável pelas anotações e pela operação do equipamento de gravação. As anotações do relator serão muito importantes para a elaboração de um relatório sucinto do grupo de discussão realizado, apontando os principais pontos abordados, os consensos e também as principais divergências manifestadas pelos participantes.