Cartilha – Licenciamento Ambiental Federal de Hidrelétricas

Companheiras e companheiros, atingidos e ameaçados por barragens de todas as regiões do Brasil, este material foi produzido com o objetivo de auxiliar na luta das populações que se organizam […]

Companheiras e companheiros, atingidos e ameaçados por barragens de todas as regiões do Brasil, este material foi produzido com o objetivo de auxiliar na luta das populações que se organizam para garantir seus direitos frente aos grandes projetos de barragens para a instalação de hidrelétricas.

Ao longo desses 30 anos de luta e organização do Movimento dos Atingidos por Barragens presente em todas as regiões do país pudemos reafirmar a importância do estudo para qualificar o enfrentamento às violações de direitos humanos e a defesa dos territórios invadidos pelos megaprojetos.

O processo de licenciamento ambiental, sempre presente nos conflitos envolvendo projetos hidrelétricos, por um lado serve para legitimar a apropriação dos rios e das terras dos atingidos pelo capital privado, por outro, oferece um importante apoio para a luta por direitos. Por isso, é alvo constante de ameaças de desmonte por lobbys empresariais no Congresso Nacional.

Nesse sentido, o licenciamento ambiental apresenta-se inegavelmente como tema importante a ser estudado por todos os que defendem a vida e o meio ambiente. Este material pretende, portanto, abordar de forma introdutória aspectos normativos, em especial para aqueles que vivem os conflitos envolvendo projetos hidrelétricos no seu dia a dia.

ÁGUAS PARA A VIDA! NÃO PARA A MORTE!

Download
Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/08/2022 por Movimiento de Afectados por Represas (MAR)

El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA

El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.

| Publicado 05/08/2022 por Movimiento de Afectados por Represas MAR

MAR Launches the second number of the enMARcha`s magazine during X FOSPA

Launch of the magazine enMARcha during the X Fospa. Photo: Igor Meirelles/MAB

| Publicado 03/08/2022 por Movimiento de Afectados por Represas MAR

MAR lança segundo número da revista enMARcha durante o X Fospa

Movimiento de Afectados por Represas (MAR) divulgou publicação histórica durante mesa sobre transição energética no evento que aconteceu em Belém (PA)