MAR lança segundo número da revista enMARcha durante o X Fospa

Movimiento de Afectados por Represas (MAR) divulgou publicação histórica durante mesa sobre transição energética no evento que aconteceu em Belém (PA)

Lançamento da revista enMARcha durante o X Fospa. Foto: Igor Meirelles/MAB

Dando continuidade às atividades do X Fórum Social Pan-Amazônico – FOSPA, durante o painel autogestionado “Transição energética e experiências na Amazônia”, que aconteceu no ultimo 30, em Belém (PA), foi realizado o lançamento do segundo número da Revista “enMarcha”. A publicação criada coletivamente trata-se de um material histórico sobre as lutas protagonizadas pelos atingidos por barragens e grandes projetos de todo o mundo.

Nesta segunda edição da revista, o foco foi a questão ambiental, em especial as lutas contra o modelo energético neoliberal. O conteúdo também aborda propostas para um novo modelo energético a exemplo da Guatemala, a resistência de mais de 30 anos contra a construção da Hidrelétrica Binacional Garabi-Panambi no Rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina e o contexto atual do avanço capitalista predatório e violento. Outros temas abordados são a resistência dos povos da Amazônia, as propostas em âmbito comunitário e descentralizado concretizadas na Colômbia e em Cuba e as reflexões sobre os crimes de Mariana e Brumadinho a partir da perspectiva da luta e da solidariedade internacionalista.

Estiverem presentes no lançamento a delegação peruana, com representantes do Conselho Aguaruna e Huambisa, a organização de mulheres Huaxna Kana Kamatahuara Kana e as Rondas Campesinas (região de Libertad), além de representantes da Bolívia e Catalunha (Espanha).

A revista é resultado do empenho coletivo das organizações que constroem o Movimiento de Afectados por Represas (MAR), que reúne cerca de 19 países, e está disponível para leitura abaixo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 05/08/2022 por Movimiento de Afectados por Represas (MAR)

El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA

El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.

| Publicado 21/11/2020 por Movimiento de Afectados por Represas de América Latina - MAR

Solidaridad con los pueblos de Centroamérica y Colombia agobiados por la crisis climática

En nota MAR se solidariza y cobra a las autoridades hacer todo lo posible para garantizar la recuperación de condiciones de vida digna de los pueblos y comunidades afectadas

| Publicado 29/06/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Militante do MAB tem poesia publicada em desafio internacional dos Defensores dos Direitos Humanos

Entre as 438 inscritas, a poesia de Rafael Zãn foi uma das 40 selecionadas para participar do e-book “Human Rights Defenders: Poetry Challenge” (Defensores de Direitos humanos: Desafio da Poesia, em português)