Considerada uma das principais condicionantes da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a implantação do sistema de saneamento básico da cidade de Altamira (PA) ainda se encontra em meio a impasses entre a concessionária Norte Energia e a prefeitura municipal. Nesta nota técnica, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em parceria com o Instituto Socioambiental trazem um panorama dessa situação.
Relatório elaborado pelo movimento traz um balanço dos principais elementos envolvidos desde o rompimento da barragem que afetou toda a bacia do Rio Paraopeba
Entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2020 aconteceu o Seminário Nacional do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, com a participação de mais de 70 pessoas membros de organizações que compõem o Fórum.
Esse ano, em função da pandemia, a atividade ocorreu de forma virtual. Durante os dias do seminário, foi debatida a conjuntura, com enfoque especial ao aspecto da crise ambiental e suas consequências sobre as pessoas e o planeta, assim como, as estratégias enquanto Fórum para agir dentro dessa temática.
O MAB participou do evento contribuindo no debate e na proposição de ações para o próximo período do Fórum.
A FIAN Internacional, organização parceira do MAB, construiu um estudo que análise propostas para um Tratado Vinculante de Direitos Humanos e Empresas a partir do que ocorreu no caso de Brumadinho (MG). O MAB participou com contribuições desta importante análise. MAB e FIAN Internacional seguem juntos na luta pelo fim da impunidade corporativa, como é o caso da Vale. Leia o documento:
Estudo do Movimento dos Atingidos por Barragens revela projeto de entrega ao setor privado de usinas altamente lucrativas para o estado do Rio Grande do Sul, e aponta que a privatização deve levar a um “tarifaço” nas contas de luz da população