Luta dos atingidos pela UHE Cana Brava
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Luta dos atingidos pela UHE Cana Brava
Descrição
Essa arpillera retrata a luta dos atingidos e atingidas pela Usina Hidrelétrica (UHE) Cana Brava, em Goiás, construída no rio Maranhão, abrangendo principalmente o município de Minaçu. Operada pela ENGIE Brasil, a usina entrou em operação em 2002, possui capacidade de 450 MW e seu reservatório impactou a região entre Minaçu e Cavalcante. A peça retrata alguns impactos da UHE e a luta dos atingidos organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A construção alagou áreas da Terra Indígena Avá-Canoeiro e atingiu comunidades quilombolas remanescentes do quilombo Kalunga, além de quase mil famílias de trabalhadores rurais, camponeses, garimpeiros e pequenos produtores, que seguem até hoje sem reparação.
No canto inferior esquerdo, vemos, em azul, o Rio Maranhão barrado pela Usina Hidrelétrica, representada em marrom, peixes mortos devido à enchente do rio da barragem e um barco em amarelo e vermelho. No canto superior esquerdo, em marrom as estruturas da Usina Hidrelétrica. As águas são controladas pelas comportas da barragem, representadas em preto. Na frente da UHE a bandeira branca do MAB, representando a luta das populações atingidas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens contra a UHE Cana Brava e por direitos. Em cima da Usina, os guardas na guarita na torre, em marrom claro/amarelo queimado. No canto superior esquerdo o nome da usina, UHE (Usina Hidrelétrica) Cana Brava, e nuvens representando o céu. No canto inferior direito, o acampamento do MAB, representado em amarelo, atingidos lutando por seus direitos e reparação, em meio ao Cerrado representado em Verde.
Regiões
Data
agosto 30, 2025
Autoras
Mulheres Atingidas de Minaçu
Cartinha
O grupo das arpilleras fez o trabalho que representa os acompanhamentos das pessoas atingidas que lutam por seus direitos. O marrom representa as paredes da usina, o azul representa o lago e os peixes mortos devido à enchente do rio o preto representa as comportas. O amarelo é um barco e os acampamento, o verde representa as árvores e as gramas e o branco representa a nossa bandeira do MAB e os guarda na guarita na torre e nas nuvens os pássaros.
Fotógrafo/a
Isabelle Avon
Localização
Secretaria de BSB
Dimensões
56,6 x 47,5cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lança Relatório de Segurança de Barragens
MAB defende reparação histórica e recuperação dos reassentamentos do Sistema Itaparica
