A dupla violação do trabalho das atingidas
Documento
Metadados
Título da Arpillera
A dupla violação do trabalho das atingidas
Descrição
Esta arpillera mostra que existe violação do trabalho das mulheres atingidas antes e depois da construção da barragem UHE Irapé. As mulheres são representadas trabalhando, seja na pesca, casa, extrativismo, na lavoura, não sendo reconhecidas como atividade laborativa, mas sim como ajuda. No outro lado, um homem e uma mulher buscam na lembrança, os recursos dos quais, outrora, tiravam o sustento da família. As mulheres perderam as vazantes onde cultivavam hortas, e o seu marido comercializava nas feiras locais, os peixes sumiram do rio Jequitinhonha. Hoje, a água é imprópria para o consumo. As mulheres que lavam roupas no rio adquiriram alergias na pele pela presença do sulfeto, após a barragem. Muitas tiveram que sair da comunidade por não poderem mais trabalhar com a água do rio e por perderem as terras. As mulheres que ficaram contribuem para a construção do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Regiões
Data
agosto 1, 2014
Autoras
Coletivo Nacional de Mulheres do MAB
Fotógrafo/a
Vinicius Denadai
Localização
Secretaria Nacional do MAB (Endereço: Avenida Thomas Edison, 301, Barra Funda, São Paulo/SP | Fone: 11 3392 2660)
Exposições
Arpilleras: Bordando a Resistência - Memorial da América Latina - 2015 | Mulheres, água e energia: bordando a resistência (Fórum Alternativo Mundial da Água - 2018)
Dimensões
50x60cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA
El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.
MAR Launches the second number of the enMARcha`s magazine during X FOSPA
Launch of the magazine enMARcha during the X Fospa. Photo: Igor Meirelles/MAB
MAB e UFFS promovem seminário regional com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho
Seminário faz parte de programação de projeto focado em saúde popular que abrange os municípios de Erechim, Aratiba, Mariano Moro, Marcelino Ramos e Machadinho