Atingidos por Belo Monte exigem DIREITOS JÁ!

Os movimentos sociais e a juventude da região de Altamira (PA) vão se manifestar nessa quinta-feira (27) para exigir DIREITOS JÁ! A atividade, inspirada pela onda de protestos que toma […]

Os movimentos sociais e a juventude da região de Altamira (PA) vão se manifestar nessa quinta-feira (27) para exigir DIREITOS JÁ! A atividade, inspirada pela onda de protestos que toma conta do país, ocorre a partir das 16h na concha acústica.

“Enquanto as obras da barragem de Belo Monte seguem a todo vapor, as compensações sociais, chamadas ‘condicionantes’, estão ficando para trás. Aqui onde ocorre a maior obra do país, o povo está em condições cada vez pior, sofrendo o aumento da violência, a piora da educação e da saúde, a especulação imobiliária, entre outros problemas”, afirma Claret Fernandes, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Chegou a hora de dizer um basta a essa situação e exigir nossos direitos.”

Dia de protestos do MAB e movimentos do campo

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e demais movimentos do campo estão fazendo manifestações em diversos estados do país nessa quinta-feira (27). O objetivo é lutar pelos direitos dos atingidos, exigir a diminuição da tarifa de energia, defender a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis, entre outros.

Os atos incluem mobilizações de rua, trancamentos de rodovias e aberturas de pedágios. As ações ocorrem nas regiões onde o MAB possui organização, como nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará.

“Os movimentos sociais do campo também estão se somando às grandes manifestações por direitos sociais que a juventude urbana vem puxando nessas últimas semanas”, afirmou Ivanei Dalla Costa, da coordenação nacional do MAB. “Queremos chamar atenção para o fato de que há uma dívida social do Estado brasileiro com os atingidos por barragens e até hoje não temos uma política nacional para tratar dos direitos dessa população”, afirmou.

Acompanhe as notícias das mobilizações pelo site do MAB, Facebook e twitter. Mais informações no telefone (11) 3392-2660.