Atingidos por Belo Monte exigem DIREITOS JÁ!

Os movimentos sociais e a juventude da região de Altamira (PA) vão se manifestar nessa quinta-feira (27) para exigir DIREITOS JÁ! A atividade, inspirada pela onda de protestos que toma […]

Os movimentos sociais e a juventude da região de Altamira (PA) vão se manifestar nessa quinta-feira (27) para exigir DIREITOS JÁ! A atividade, inspirada pela onda de protestos que toma conta do país, ocorre a partir das 16h na concha acústica.

“Enquanto as obras da barragem de Belo Monte seguem a todo vapor, as compensações sociais, chamadas ‘condicionantes’, estão ficando para trás. Aqui onde ocorre a maior obra do país, o povo está em condições cada vez pior, sofrendo o aumento da violência, a piora da educação e da saúde, a especulação imobiliária, entre outros problemas”, afirma Claret Fernandes, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Chegou a hora de dizer um basta a essa situação e exigir nossos direitos.”

Dia de protestos do MAB e movimentos do campo

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e demais movimentos do campo estão fazendo manifestações em diversos estados do país nessa quinta-feira (27). O objetivo é lutar pelos direitos dos atingidos, exigir a diminuição da tarifa de energia, defender a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis, entre outros.

Os atos incluem mobilizações de rua, trancamentos de rodovias e aberturas de pedágios. As ações ocorrem nas regiões onde o MAB possui organização, como nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará.

“Os movimentos sociais do campo também estão se somando às grandes manifestações por direitos sociais que a juventude urbana vem puxando nessas últimas semanas”, afirmou Ivanei Dalla Costa, da coordenação nacional do MAB. “Queremos chamar atenção para o fato de que há uma dívida social do Estado brasileiro com os atingidos por barragens e até hoje não temos uma política nacional para tratar dos direitos dessa população”, afirmou.

Acompanhe as notícias das mobilizações pelo site do MAB, Facebook e twitter. Mais informações no telefone (11) 3392-2660.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro