MAB conclui mais uma turma de especialização em energia na UFRJ
Iniciou ontem (01/02), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a quarta etapa do curso de especialização e extensão Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, coordenado pelo Movimento dos […]
Publicado 02/02/2012
Iniciou ontem (01/02), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a quarta etapa do curso de especialização e extensão Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, coordenado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR), da UFRJ.
A Turma Internacionalista Simón Bolívar tem a participação de militantes do MAB, da Via Campesina, de diversos sindicatos e pastorais sociais, além de representações de militantes de diversos países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, El Salvador, México, Espanha, Moçambique e Panamá.
O curso segue o método da pedagogia da alternância, dividido entre tempo escola, realizado nas dependências da UFRJ, e tempo comunidade, o período em que os educandos e educandas fazem a vivência e os trabalhos em suas comunidades. O curso é viabilizado com apoio da Eletrobras.
Para Violeta Castilhos, militante do movimento estudantil argentino, o curso foi muito importante pelo seu conteúdo político e por ter dado oportunidade aos estudantes vivenciarem diversas realidades, entre elas as diferentes formas de lutas e organização do Brasil e de outros países. Só assim podemos construir uma forma de luta para combater o sistema capitalista, disse Violeta. A estudante afirma que este sistema atua da mesma forma em todos os países e essa é uma oportunidade de fazermos uma grande articulação para discutirmos novas alternativas para a sociedade, principalmente no campo da energia.
Segundo Cristiane Nadaletti, militante do MAB e membro da coordenação pedagógica, o curso cumpre um papel histórico, pois proporciona aos trabalhadores e trabalhadoras mais excluídos o acesso à universidade pública, buscando construir conhecimentos que possam fortalecer suas organizações na prática.
Essa será a última etapa da segunda turma do curso. No próximo dia 13 de fevereiro, os estudantes farão a apresentação dos trabalhos de conclusão, e no dia 14 será realizado o ato político de formatura, para o qual já confirmou a presença o senhor reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição.