Violação dos areieiros
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Violação dos areieiros
Descrição
A arpillera relata a história de Sandra, que tinha uma barraca de vender comida no ponto dos areireiros à beira do Xingu. Os trabalhadores do local foram impactados pela formação do reservatório de Belo Monte e pelo sistema de esgoto implantado pela Norte Energia.
Eixo - Tema
Data
agosto 8, 2017
Autoras
Mulheres atingidas por barragens do Pará
Cartinha
Vim em poucas palavras relatar a vida dos areieiros e minha também. São pessoas que ate hoje lutam para sobreviver em meio ao tanto sofrimento. Vou contar um pouco a história. Os areieiros tinham seu trabalho digno, sustentavam sua família até que chega o dia que chega essa empresa que se chama Norte Energia vem e acaba com nossos sonhos e nosso sustento. Eu não chamo Norte Energia, eu chamo Norte Destruía, era assim que essa empresa deveria ser chamada. Tem muitos areieiros que hoje estão quase passando fome. Eu tinha meu comércio e minha barraca de vender lanche e comida, eu tirava o sustento meu e das minhas filhas. Essa empresa nunca pagou minha indenização. Eu tanto tirava meu sustento como consegui pagar curso para minhas filhas e conseguia gerar trabalho para minhas filhas. Hoje me encontro sem trabalho e minhas filhas também. Até hoje minha barraca está no mesmo lugar, meu processo está na DPU [Defensoria Pública da União], já tem três anos e nada resolvido, a tal Norte Energia já foi várias vezes para derrubar minha barraca, só não derrubou porque meus amigos areieiros não deixaram. Não dá pra mim trabalhar até porque a Norte Energia fez em frente da minha barraca um reservatório de esgoto e não tem como eu vender comida e lanches porque o cheiro que sai do reservatório é horrível. Nem os areieiros foram indenizados, sofrem muito porque não conseguem vender sua areia, seixo e gorgulho, então tem muito pai de família sofrendo. Eu só queria uma resposta dessa empresa para mim poder voltar a trabalhar dignamente, eu não quero dinheiro, riqueza, quero espaço para mim poder trabalhar.
Localização
Secretaria Estadual do MAB - PA/Altamira
Dimensões
60 x 40 cm
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
Últimos atos de campanha de Lula lotam as ruas de Salvador, Fortaleza e São Paulo
Presença de Lula em atos na reta final de campanha animam por vitoria em primeiro turno
Ato histórico com Lula em Florianópolis reuniu milhares de pessoas no centro da cidade
Militantes do MAB de todo o estado compareceram ao evento para demonstrar apoio à campanha
Após sete anos de luta, atingidos por Belo Monte conquistam direito a indenização
370 famílias da área da Lagoa do Independente 1, em Altamira (PA), deverão ser indenizadas; casas serão demolidas