Travessa Niterói
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Travessa Niterói
Descrição
A arpillera retrata a violência sexual, em especial contra crianças e adolescentes, um dos efeitos da construção da hidrelétrica de Belo Monte. No centro, está ilustrado o corpo de uma mulher no meio do mato, referência a um caso de estupro em um local de onde foram removidos os atingidos por Belo Monte na cidade de Altamira e que por isso tornou-se inseguro (Travessa Niterói). No canto esquerdo, a lembrança de um caso histórico de violência contra crianças que chocou Altamira na virada dos anos 80 para os anos 90, o caso dos meninos emasculados.
No lado direito da arpillera, retrata-se uma mobilização para buscar justiça para estes crimes. Também faz referência ao desaparecimento do menino Natan (o caso ocorreu em 2014 e até hoje ele não foi encontrado) e a uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Eixo - Tema
Atuação política | Impactos psicológicos | Relação com as empresas | Violência contra às mulheres
Data
julho 23, 2016
Autoras
Mulheres atingidas por barragens do Pará
Cartinha
Esta arpillera narra sobre a exploração sexual na nossa cidade, é constante esse ato de estupro, em cada semana existe esse problema, o mais recente foi uma menina de 17 anos, ao sair da escola, quando chegou em uma determinada rua isolada porque a UHE Norte Energia retirou os moradores dali, está muito perigoso, enquanto a menina passava parou uma moto com um rapaz e puxou a menina pro mato e fez o ato sexual estuprando a adolescente. Sem dizer que aquela estrada é a única passagem da casa dela. Existe muita exploração do direto humano, principalmente as crianças e adolescentes. A nossa gente perdeu muito com o projeto UHE Belo Monte. Enquanto estava ainda no papel este investimento, acontecia em Altamira uma sacra (?) de magia negra que os meninos eram tirados os órgãos genitais e mataram as crianças, algumas escapou dos cativeiros, e essas crianças até hoje sofre EMASCULADOS, sem dizer também do garoto que sumiu da sua residência e até hoje a família procura por ele. Onde está o Natan? A proposta da arpillera é uma reflexão construída e bordada feita por mulheres atingidas por barragens. É um jeito de denunciar à sociedade!
Fotógrafo/a
Elisa Estronioli
Localização
Secretaria Estadual do MAB - PA/Altamira
Dimensões
63 x 47 cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
Últimos atos de campanha de Lula lotam as ruas de Salvador, Fortaleza e São Paulo
Presença de Lula em atos na reta final de campanha animam por vitoria em primeiro turno
Ato histórico com Lula em Florianópolis reuniu milhares de pessoas no centro da cidade
Militantes do MAB de todo o estado compareceram ao evento para demonstrar apoio à campanha
Após sete anos de luta, atingidos por Belo Monte conquistam direito a indenização
370 famílias da área da Lagoa do Independente 1, em Altamira (PA), deverão ser indenizadas; casas serão demolidas