Não queremos barragens no Tapajós
Documento
Metadados
Título da Arpillera
Não queremos barragens no Tapajós
Descrição
A arpillera retrata a relação que a comunidade tem com o lugar onde sempre moraram, onde os filhos cresceram e onde pretendem viver para sempre. Destaca-se também a como é a relação que as famílias tem com o rio, lugar que grande parte da população tira seu sustento, seu alimento, e também usa como rota de navegação de muitas trabalhadoras e trabalhadores. A relação que a famílias que moram na comunidade Pimental tem com esse lugar é de uma tranquilidade imensa, as famílias não se veem morando em outro lugar porque entendem que se tivessem que sair dali por causa de uma obra como a barragem, elas não saberiam viver, e não teriam uma vida parecida com esta em outro lugar.
Data
junho 15, 2015
Autoras
Mulheres atingidas por barragens do Pará
Cartinha
Se algumas arpilleras retratam cenas certas vezes chocantes de injustiças e violências, essa peça feita por nos mulheres ribeirinhas do Tapajós mostra aquilo que para nós é positivo em nossa comunidade: as casas da vizinhança, o rio Tapajós cheio de peixes banhando a comunidade, o sol a brilhar, a mata. Nossa mensagem é essa: “Não queremos barragens no Tapajós”. Listamos tudo que tememos perder com a barragem e que não há indenização que pague: “Esse rio lindo e maravilhoso; os peixes e outros animais; as lindas praias, nossa convivência com parentes e pessoas que conhecemos; nossas casas que valem muito para nós”.
Fotógrafo/a
Lucielle Sousa
Dimensões
60 x 40 cm
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
Últimos atos de campanha de Lula lotam as ruas de Salvador, Fortaleza e São Paulo
Presença de Lula em atos na reta final de campanha animam por vitoria em primeiro turno
Ato histórico com Lula em Florianópolis reuniu milhares de pessoas no centro da cidade
Militantes do MAB de todo o estado compareceram ao evento para demonstrar apoio à campanha
Após sete anos de luta, atingidos por Belo Monte conquistam direito a indenização
370 famílias da área da Lagoa do Independente 1, em Altamira (PA), deverão ser indenizadas; casas serão demolidas