A privatização da água e a destruição do meio ambiente
Documento
-
Arpillera A privatização da água e a destruição do meio ambiente – RS (Peça doada ao Fundo Casa)_Foto tratadaBaixar
Metadados
Título da Arpillera
A privatização da água e a destruição do meio ambiente
Descrição
Arpillera confeccionada por mulheres atingidas por barragens do Rio Grande do Sul e doada em fevereiro de 2021 ao Fundo Casa. A arpillera destaca a importância da defesa dos rios, como bens comuns essenciais à vida na terra. Salienta que a privatização das águas deve ser combatida e que as mulheres são fundamentais nesta luta.
Eixo - Tema
Data
fevereiro 1, 2021
Autoras
Mulheres atingidas do Rio Grande do Sul
Cartinha
"Nossos rios nascem sem cobrar nada, apenas brotam de suas nascentes águas cristalinas e puras, correndo pelos longos leitos até que cheguem em nossas casas. E nós, que somos parte desta imensa natureza, na maioria, das vezes nos consideramos superiores a todos os seres vivos que habitam a casa comum chamada Terra, ludibriados pela ganancia e pelo individualismo. Dia após dia, a casa comum, com suas bases naturais e seus moradores, vai sendo destruída em nome do poder e do dinheiro.
Partindo desta reflexão, nós, mulheres atingidas, bordamos o nascer de um rio, limpo e cheio de vida, que tem sua liberdade roubada pela ganancia do grande capital, que visa o lucro acima da vida, desconsiderando os impactos a natureza e a vida humana. O individualismo que envasa a água, transforma um bem comum essencial à vida em mercadoria valiosa nas mãos de poucos.
Através dos pontos de linha, ilustramos as consequências causadas pela ação das grandes empresas que exploram nossos rios, deixando um rastro de poluição e destruição, criando barreiras que impedem as águas de seguirem seu caminho livremente.
Apesar da tristeza e do profundo sentimento de indignação que nos acomete, nós, mulheres atingidas, não esmorecemos, muito pelo contrário! Transformamos a revolta em combustível para a luta, pois precisamos estar fortes e unidas para enfrentar os poderosos e defender os direitos dos povos, a natureza e tudo que dela faz parte, como os animais, florestas e rios.
Continuem, mulheres guerreiras, para que possamos continuar também na construção de uma sociedade com justiça social e ambiental, denunciando os abusos e a destruição, mas também anunciando esperança em dias melhores."
Fotógrafo/a
Mariana Zabot
Localização
Peça doada ao Fundo Casa no Rio Grande do Sul
Dimensões
66x43cm
Bloco
Bordando os Direitos
Anexos
Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital
Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro
Brigadas de Agitação e Propaganda Lula Presidente já estão em atuação em Minas Gerais
Brigadas foram lançadas no dia do Encontro Estadual de Atingidos do MAB em Belo Horizonte (MG)
Brigadas mobilizam população através de assembleias, passeatas e visitas de casa em casa para debater propostas de Lula
Iniciativa de movimentos populares de todo o Brasil tem a proposta de fazer o diálogo com a população, especialmente nos bairros e comunidades