Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)
Publicado 22/06/2022 - Atualizado 21/08/2024
O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB esteve presente na 1° Edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que aconteceu em Natal (RN), entre os dias 15 e 19 de junho, reunindo representantes de 9 estados da região.
O evento é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT). O objetivo é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, além de promover o intercâmbio de políticas públicas entre governos e movimentos sociais, estimulando o cooperativismo na região. Estiveram presentes representantes de diversas secretarias de governos e organizações sociais, além do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Na prática, o evento cria um espaço de socialização de conhecimento entre os diversos atores da agricultura familiar do Nordeste e de comercialização direta com o público final. Durante a primeira edição, os atingidos por barragens puderam expor e comercializar seus produtos regionais de base agroecológica, além de produções artesanais, graças à parceria do MAB com a secretarias de Agricultura Familiar de estados como o Piauí.
Segundo Evanilson Maia, integrante da Coordenação Nacional do MAB, a feira possibilitou a discussão sobre estratégias de desenvolvimento sustentável a articulação de diferentes organizações. “Foi um marco da construção progressista entre os gestores dos estados do Nordeste desse campo. Um momento muito importante para a construção de alternativas para o fortalecimento da uma agricultura familiar e para o enfrentamento do desmonte do estado”, afirmou.
A programação da feira incluiu oficinas e cursos sobre acesso à terra, produção de alimentos saudáveis e agroecologia. De acordo com Gardenia Rocha, atingida pela barragem do município de Campo Maior (PI), a feira possibilitou o contato e a troca de experiências com outros agricultores e produtores, além dos consumidores da região. “Foi um momento muito importante para a divulgação e valorização da agricultura familiar. Para nós, é muito gratificante participamos desses espaços riquíssimos onde vemos nosso trabalho ser conhecido nacionalmente e com grande aceitação de todo o público que passou lá. A Feira estava muito linda, muito organizada e tinha muitas peças e produtos, além de muita gente. E conseguimos vender os produtos que levamos”, analisou a produtora. O evento contou ainda com encontros, palestras, rodas de conversas e seminários, além de atrações culturais.