Audiência pública em São Luís-MA debate criação de uma Política Estadual de Direitos para os atingidos
Programação do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens: pelos rios, pelas águas e pela vida, o MAB realizou na quinta-feira (12) uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Maranhão, […]
Publicado 16/03/2020
Programação do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens: pelos rios, pelas águas e pela vida, o MAB realizou na quinta-feira (12) uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Maranhão, que reivindicou a aprovação da Política Estadual de Direitos para os atingidos e o comprometimento do governo do estado com a pauta.
Momento simbólico na luta dos atingidos, a audiência marcou a primeira possibilidade de aprovação da lei que visa proteger e garantir direitos às famílias que vivem próximas as barragens de Pericumã e as de rejeitos da Alumar. em Pinheiro. Riscos eminentes para a população, a audiência também representou esperança para as populações que vivem ameaçadas de despejo para dar lugar a projetos hidrelétricos, previstos para a bacia do rio Parnaíba.
Organizada em parceria com o deputado estadual Adelmo Soares, do PCdoB, ele se comprometeu a dar início na criação e na articulação da aprovação de uma Política Estadual de Direitos para os atingidos no Maranhão. De acordo com Adelmo, a questão da insegurança dos empreendimentos de barragens no Brasil deve ser uma preocupação das casas legislativas do país.
Com a presença de mais de 100 atingidos de diferentes municípios, a mística apresentou, com chapéus de palha, instrumentos de trabalho e bandeiras, o cotidiano de resistência, luta, poesia, música e cultura que os atingidos vivem nas suas comunidades.
Águas para vida não para a morte!