Carta aberta: Nota de pesar sobre a situação na Guatemala
Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), sentimos muito pela dor vivida do povo guatemalteco nesse momento, que está sofrendo com as mazelas e o luto de dezenas […]
Publicado 06/06/2018
Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), sentimos muito pela dor vivida do povo guatemalteco nesse momento, que está sofrendo com as mazelas e o luto de dezenas de mortos em consequência da erupção do Vulcão El Fuego na Guatemala, maior erupção desde 1974.
Estamos cientes que essa situação ainda se arrastará no país e que exigirá muita força, solidariedade e apoio.
A erupção advém de causas naturais, dificilmente seres humanos poderiam intervir, mas a evacuação, o resgate de vidas, a redução de danos e o atendimento a população afetada, requer o enorme esforço humanitário conjunto. Esperamos que as famílias atingidas por esse desastre natural sejam bem atendidas, nesse momento de consternação.
Sabemos que o próprio povo guatemalteco está ajudando e estendendo sua solidariedade aos irmãos atingidos como podem.
Acreditamos que o Ministério de Relações Exteriores do nosso país, os países vizinhos da Guatemala e demais países latino-americanos e seus órgãos multi-laterais devem também tomar medidas e iniciativas cabíveis em solidariedade ao povo guatemalteco, que vivem hoje esta situação de emergência e calamidade. Desde nosso ponto de vista, tal situação exige além de todo esforço técnico e humanitário do país, o apoio e solidariedade internacional dos países que integram a América Latina e Caribe.
Abraços fraternos ao povo guatemalteco!