Carta aberta: Nota de pesar sobre a situação na Guatemala

  Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), sentimos muito pela dor vivida do povo guatemalteco nesse momento, que está sofrendo com as mazelas e o luto de dezenas […]

 

Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), sentimos muito pela dor vivida do povo guatemalteco nesse momento, que está sofrendo com as mazelas e o luto de dezenas de mortos em consequência da erupção do Vulcão “El Fuego” na Guatemala, maior erupção desde 1974.

Estamos cientes que essa situação ainda se arrastará no país e que exigirá muita força, solidariedade e apoio.

A erupção advém de causas naturais, dificilmente seres humanos poderiam intervir, mas a evacuação, o resgate de vidas, a redução de danos e o atendimento a população afetada, requer o enorme esforço humanitário conjunto. Esperamos que as famílias atingidas por esse desastre natural sejam bem atendidas, nesse momento de consternação.

Sabemos que o próprio povo guatemalteco está ajudando e estendendo sua solidariedade aos irmãos atingidos como podem.

Acreditamos que o Ministério de Relações Exteriores do nosso país, os países vizinhos da Guatemala e demais países latino-americanos e seus órgãos multi-laterais devem também tomar medidas e iniciativas cabíveis em solidariedade ao povo guatemalteco, que vivem hoje  esta situação de emergência e calamidade. Desde nosso ponto de vista, tal situação exige além de todo esforço técnico e humanitário do país, o apoio e solidariedade internacional dos países que integram a América Latina e Caribe.

 

Abraços fraternos ao povo guatemalteco!

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro