Em Sinop MT, mostra cientifica traz tema das barragens e seus impactos
A escola estadual Ênio Pepino promoveu nesta ultima sexta feira (14), a feira cientifica, evento que acontece anualmente na escola, entre as amostras desenvolvidas pelos estudantes estão o protótipo de […]
Publicado 17/10/2016
A escola estadual Ênio Pepino promoveu nesta ultima sexta feira (14), a feira cientifica, evento que acontece anualmente na escola, entre as amostras desenvolvidas pelos estudantes estão o protótipo de uma hidroelétrica que representa a UHE Sinop e seus impactos.
O projeto é uma iniciativa da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) via projeto novos talentos vinculado a CAPES e parceria com a escola Ênio Pepino e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
O projeto contemplou além da produção do protótipo, uma vista as instalações da UHE Colíder e uma visita a Gleba Mercedes, assentamento que será diretamente atingido pela UHE Sinop, onde estudantes e professores visitaram áreas florestais que serão alagadas e famílias que terão que ser remanejadas.
Segundo uma das estudantes a visita foi um choque de realidade para os educandos. Nós não conhecíamos essa realidade e isso nos proporcionou indignação ao saber que até agora a empresa não fez nada por essas famílias, que estão ficando doentes sem saber para onde ir.
O projeto encerra-se no fim deste mês com uma nova visita a gleba Mercedes para constatar o que mudou desde a ultima visita há um ano atrás.