Em Sinop MT, mostra cientifica traz tema das barragens e seus impactos

A escola estadual Ênio Pepino promoveu nesta ultima sexta feira (14), a feira cientifica, evento que acontece anualmente na escola, entre as amostras desenvolvidas pelos estudantes estão o protótipo de […]

A escola estadual Ênio Pepino promoveu nesta ultima sexta feira (14), a feira cientifica, evento que acontece anualmente na escola, entre as amostras desenvolvidas pelos estudantes estão o protótipo de uma hidroelétrica que representa a UHE Sinop e seus impactos.

O projeto é uma iniciativa da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) via projeto novos talentos vinculado a CAPES e parceria com a escola Ênio Pepino e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O projeto contemplou além da produção do protótipo, uma vista as instalações da UHE Colíder e uma visita a Gleba Mercedes, assentamento que será diretamente atingido pela UHE Sinop, onde estudantes e professores visitaram áreas florestais que serão alagadas e famílias que terão que ser remanejadas.

Segundo uma das estudantes a visita foi um choque de realidade para os educandos. “Nós não conhecíamos essa realidade e isso nos proporcionou indignação ao saber que até agora a empresa não fez nada por essas famílias, que estão ficando doentes sem saber para onde ir”.

O projeto encerra-se no fim deste mês com uma nova visita a gleba Mercedes para constatar o que mudou desde a ultima visita há um ano atrás.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro