Projeto de estruturação de padaria comunitária atenderá mulheres do Reassentamento Rural Coletivo Itá I em Mangueirinha (PR)
Publicado 23/01/2024 - Atualizado 23/01/2024
No último mês, a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB firmou um Termo de Fomento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para executar um projeto de geração de renda para mulheres agricultoras atingidas por barragens em Mangueirinha (SC).
A iniciativa foi viabilizada através de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado federal Zeca Dirceu (PT/PR) e irá beneficiar as moradoras do Reassentamento Rural Coletivo Itá, através do fomento da produção de alimentos panificados como pães, bolos e bolachas. Dessa forma, as mulheres poderão adquirir equipamentos como forno industrial, cilindro laminador e batedeira, entre outros necessários para profissionalizar a produção. Além dos equipamentos, as atingidas terão acesso a um curso de treinamento e participarão de atividades coletivas para trocas de experiências.
A produção das mulheres será destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável por fornecer itens para a merenda das escolas da região e para eventos locais. Segundo Zeca Dirceu, no Reassentamento, já existe um trabalho iniciado, mas o investimento “vai potencializar a produção e permitir que mais mulheres participem e se capacitem nessa organização produtiva associativa, que beneficia toda a comunidade”.
Maristela da Costa Leite, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, afirma que o projeto é uma importante conquista da luta e organização dos atingidos, graças à parceria com o Deputado Federal Zeca Dirceu.
“A iniciativa vai contribuir para a estruturação e qualificação da produção de alimentos que vai atender a quem mais precisa”, ressalta a dirigente.
Já Marisete Tubin, uma das beneficiarias do projeto, destaca que a proposta é inovadora. “Ela combina novas tecnologias para o aperfeiçoamento e valorização da produção”, afirma. O projeto, que tem duração de um ano, encontra-se na fase inicial e com uma equipe responsável por orientar, acompanhar e desenvolver as ações junto às famílias participantes.
Além disso, a iniciativa conta com o apoio da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), do presidente do Diretório municipal do PT de Mangueirinha, Aldir Reginatto, do vereador Mussun (PDT) de Mangueirinha, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente Wagner Machado de Mangueirinha, além dos presidentes dos Reassentamentos Itá I e II, Tarcisio Kolln e Maicos Resmini respectivamente.