Parceria do MAB viabiliza projeto de geração de renda para atingidas de Mangueirinha (PR)

Projeto de estruturação de padaria comunitária atenderá mulheres do Reassentamento Rural Coletivo Itá I em Mangueirinha (PR)

O deputado Zeca Dirceu e representantes do MAB em Mangueirinha (PR). Foto: Divulgação

No último mês, a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB firmou um Termo de Fomento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para executar um projeto de geração de renda para mulheres agricultoras atingidas por barragens em Mangueirinha (SC).

A iniciativa foi viabilizada através de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado federal Zeca Dirceu (PT/PR) e irá beneficiar as moradoras do Reassentamento Rural Coletivo Itá, através do fomento da produção de alimentos panificados como pães, bolos e bolachas. Dessa forma, as mulheres poderão adquirir equipamentos como forno industrial, cilindro laminador e batedeira, entre outros necessários para profissionalizar a produção. Além dos equipamentos, as atingidas terão acesso a um curso de treinamento e participarão de atividades coletivas para trocas de experiências.

A produção das mulheres será destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável por fornecer itens para a merenda das escolas da região e para eventos locais. Segundo Zeca Dirceu, no Reassentamento, já existe um trabalho iniciado, mas o investimento “vai potencializar a produção e permitir que mais mulheres participem e se capacitem nessa organização produtiva associativa, que beneficia toda a comunidade”.

Maristela da Costa Leite, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, afirma que o projeto é uma importante conquista da luta e organização dos atingidos, graças à parceria com o Deputado Federal Zeca Dirceu.

“A iniciativa vai contribuir para a estruturação e qualificação da produção de alimentos que vai atender a quem mais precisa”, ressalta a dirigente.

Já Marisete Tubin, uma das beneficiarias do projeto, destaca que a proposta é inovadora. “Ela combina novas tecnologias para o aperfeiçoamento e valorização da produção”, afirma. O projeto, que tem duração de um ano, encontra-se na fase inicial e com uma equipe responsável por orientar, acompanhar e desenvolver as ações junto às famílias participantes.

Além disso, a iniciativa conta com o apoio da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), do presidente do Diretório municipal do PT de Mangueirinha, Aldir Reginatto, do vereador Mussun (PDT) de Mangueirinha, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente Wagner Machado de Mangueirinha, além dos presidentes dos Reassentamentos Itá I e II, Tarcisio Kolln e Maicos Resmini respectivamente.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/10/2023 por Flávia Quirino

Filme que conta a história de mulheres atingidas por barragens é exibido na UnB

A exibição do filme integra a programação da Exposição Cultural “Atingidas Costurando Direitos”, que se iniciou no dia 17 de outubro e segue até 17 de novembro

| Publicado 26/08/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Arpilleras de mulheres do MAB são expostas em mostra Histórias Brasileiras no MASP

Exposição propõe uma revisão da história do Brasil a partir das narrativas de protagonistas como os povos originários, os movimentos sociais e as lideranças populares

| Publicado 30/06/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

50 anos de Itaipu: após amortização, atingidos esperam que estatal priorize desenvolvimento com participação popular

Com quitação da dívida adquirida para sua construção, nova diretoria pretende colocar a usina a serviço de uma missão socioambiental