Nota de pesar | Antônio Bispo dos Santos presente!

Ativista e intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, deixa um legado para a luta popular no Brasil

Foto: Maurício Pokemon

“Você precisa dizer ao povo as coisas que sabe”. Foi a lição de Pedrinha, segundo reportagem da Revista Revestrés, que Antônio Bispo dos Santos, seu filho, aprendeu tão bem a ponto de torná-la sua missão de vida.

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, nascido no Vale de Rio Berlengas, no Piauí, deixa o plano terreno neste domingo (03), aos 63 anos, porém, seu legado continua através do conhecimento e da sabedoria que semeou, sempre como um mensageiro e embaixador quilombola, lavrador, ativista, pensador, professor e escritor nordestino.

Intelectual quilombola, se alfabetizou para defender a sua comunidade e cultivou em nossas mentes a mais pura semente do anticolonialismo. Através de uma visão muito nítida sobre sua condição e de seu povo, Nêgo Bispo é uma ponte para um futuro viável para nós. A sabedoria herdada do quilombo, através dele, alcançou a academia, trazendo críticas e apontamentos aos ouvintes, um dedo na ferida aberta que é o colonialismo e o pensamento ocidental presente em nossa sociedade e, muitas vezes, em nós mesmos.

Ouvir o que Nêgo Bispo tem a dizer é, sobretudo, questionar-se, questionar nossos modos de vida, de organização social, de produção. “Os quilombos preservam a natureza e a sociedade eurocristã cosmofóbica-desenvolvimentista quer destruir”.

Neste momento de perda, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) espera que a família, o Quilombo Saco Curtume e todos os que tinham Nêgo Bispo como uma referência, sejam confortados com a certeza de que sua voz não será esquecida. Nêgo Bispo passa para o plano da ancestralidade, mas suas ideias ficam presentes hoje e sempre!

Coordenação Nacional do MAB

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/12/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens - São Paulo

NOTA | Não à remoção forçada das famílias atingidas pela tragédia climática na Vila Sahy

Governo Tarcísio de Freitas pediu à Justiça, nesta semana, a remoção dos moradores das áreas de risco na Vila Sahy, em São Sebastião, no Litoral Norte e a demolição de 893 imóveis no local. Atingidos denunciam falta de participação

| Publicado 09/09/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota de pesar | Nicinha Porto Presente!

Em nota Movimento lamenta passagem de Nicinha Porto, militante da luta pela terra e em defesa da agricultura familiar

| Publicado 23/06/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota de pesar pelo falecimento de Irmã Telma

Coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos da Diocese de Roraima, Telma Lage também se envolveu ativamente na luta juntos contra a Hidrelétrica Bem Querer .