MAB tem atuação reconhecida pelas assembleias legislativas do Pará e de Rondônia

No Pará, Jornada de Lutas recebeu Votos de Aplausos e, em Rondônia, o MAB foi reconhecido pela contribuição no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

A integrante do MAB, Fabianny Castro, recebendo os Votos de Louvor na Assembleia Legislativa de Rondônia. Foto: Francisco Costa – @FCostaReal

Na última segunda-feira, 27, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi homenageado em Porto Velho (RO), na sessão solene de entrega de “Votos de Louvor”, como uma organização que realiza o enfrentamento à violência contra a mulher. Durante a solenidade, houve o reconhecimento da importância da atuação da Rede Lilás, um grupo comprometido com o combate à violência doméstica, do qual o MAB faz parte. A iniciativa foi proposta pela deputada Cláudia de Jesus (PT), que enalteceu o compromisso da Rede na proteção das mulheres através do trabalho de organizações e movimentos sociais como o MAB.

A atuação do MAB em defesa das mulheres em Rondônia ganhou força em resposta ao assassinato brutal da liderança do Movimento, Nilce de Souza Magalhães (Nicinha), que morreu, aos 50 anos, em 2016, na luta pela defesa da Amazônia e contra as barragens do Rio Madeira.

Leia também

Nicinha, a vida, a luta e o crime


Segundo Cláudia de Jesus, “a Rede Lilás representa um farol de esperança para as vítimas de violência doméstica, pois nenhuma mulher deve se sentir sozinha nessa situação. O compromisso dessas pessoas que fazem parte da Rede Lilás é notável e fundamental para a defesa das mulheres”, disse. Durante a sessão, foram enfatizados os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, bem como a necessidade de apoio e políticas públicas eficazes para combater todos os tipos de violência contra o sexo feminino e inspirar mudanças no futuro.

Reconhecimento em Belém

Homenagem na Assembleia Legislativa do Pará. Foto: Comunicação MAB

No dia 07 do mesmo mês, em Belém (PA), a deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), havia manifestado “Votos de Aplausos” à manifestação política Jornadas de Luta do MAB, na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA.

“É uma alegria e um orgulho que a gente tenha apoiado e assistido à formação da “Jornada de Lutas” que o MAB organizou, desde o seu processo embrionário. Para nós, é muito importante a realização da Jornada porque, inclusive, em decorrência disso, é possível falar da  Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens, que a gente espera que seja logo logo sancionada e implementada. Eu quero viver para ver os direitos de uma população inteira serem garantidos”, afirmou a deputada Lívia, proponente dos Votos de Aplausos, recebidos pelo MAB.

A Jornada de Lutas do MAB aconteceu em Brasília, entre os dias 05 e 07 de novembro, reunindo cerca de 2.500 atingidos e atingidas. Ao todo, 57 ônibus partiram de 20 diferentes estados rumo à capital do país, com o intuito de dar visibilidade às principais reivindicações do Movimento: reparação, efetivação dos direitos e políticas de proteção social para os atingidos por barragens do país.

A parlamentar ainda destacou que o MAB defende uma pauta fundamental para a Amazônia. “Sem dúvida, o MAB é um dos movimentos que eu mais respeito no Brasil, porque os atingidos, hoje, não falam apenas diretamente de hidrelétricas, ou de sistemas de grandes projetos que afetam um grupo específico de pessoas. O Movimento defende um modo de fazer política e debate como essa política impacta a vida das pessoas de forma geral. Então, como correm as águas na Amazônia, que corra a luta do MAB, sempre nos levando adiante. Nos levando ao futuro, esse futuro limpo, renovável e sustentável”, finaliza a deputada. 


Para Iury Paulino, integrante da coordenação do MAB, ações como a da deputada Lívia reafirmam a relevância da atuação do Movimento. “Acho que o ato demonstra o reconhecimento da luta histórica do MAB em defesa das populações atingidas e dos direitos humanos, bem como valoriza o papel fundamental que cumpre o Movimento na defesa da Amazônia”, afirma o dirigente.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/03/2020

Dilma Ferreira: seu exemplo nos inspira a lutar

Neste domingo (22 de março), completa-se um ano do assassinato de nossa companheira Dilma Ferreira Silva, coordenadora de base do Movimento dos Atingidos por Barragens, na região atingida pela hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

| Publicado 22/06/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Pescadores questionam critérios de Belo Monte para pagar verba de reparação

Quantidade de documentos exigidos para indenização desperta preocupação de atingidos: cerca de 6 mil pescadores estão “em estudo de caso” na região do Xingu (PA)

| Publicado 23/05/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Ribeirinhos de comunidades acima do reservatório de Belo Monte reivindicam reparação de danos

Segundo o Ministério Público, movimentos sociais e moradores locais, a construção da usina, que aguarda a renovação de sua licença de operação, causou irreparáveis prejuízos ao meio ambiente e provocou o sumiço dos peixes do Xingu, impactando comunidades abaixo e acima da barragem