COP 28: oportunidade ou derrota?

A luta para reequilibrar o clima no Planeta não se dá a partir de soluções tecnológicas, sem a coragem de mudar radicalmente o sistema que nos condenou à crise atual

Em muitas regiões do Brasil estamos sofrendo o flagelo de eventos climáticos extremos: fortes ondas de calor e seca, com incêndios descontrolados na Amazônia; chuvas violentas e enchentes no sul do país. Encontramo-nos no tempo de uma crise climática profunda, que alguns definem como “policrise”, isto é, uma composição de crises que se amplificam uma com a outra, tornando a situação mais grave que a somatória das consequências de cada uma delas. 

O Papa Francisco, em sua exortação apostólica “Laudate Deum” (“Louvado seja Deus”, na tradução do latim), publicada em 4 de outubro de 2023, refere-se à COP 28 em termos de urgência: é uma oportunidade que não admite mais falhas; é indispensável tomar decisões radicais para enfrentar a “ebulição global”, como a definiu o Secretário Geral da ONU. 

Lula na COP 27 – “Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável”. Foto: Ricardo Stuckert

O problema é que a COP 28 acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, um país que ainda depende quase exclusivamente da extração petroleira. A presidência desta COP foi concedida ao Sultão Al Jaber, CEO da companhia nacional de petróleo. Pela primeira vez em uma Conferência climática da ONU, haverá um pavilhão dedicado à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Tudo indica, portanto, que a Conferência será, na prática, uma oportunidade de negociação e de inclusão dos interesses das empresas nos negócios da assim chamada “economia verde”, que só de modo fictício visa enfrentar a emergência climática.  

Alguns pesquisadores definem esta COP como “uma feira de emissões de gases de efeito estufa”. O desafio tornou-se ainda maior pelo contexto da guerra entre Israel e Hamas: num momento em que a governança global revela toda sua fragilidade, vai ser muito difícil chegar a acordos climáticos, inclusive a partir do contexto de um país árabe, indiretamente envolvido no conflito.  

De qualquer modo, organizações e representações dos movimentos e povos originários de diversas partes do mundo estarão presentes em Dubai, para continuar fazendo incidência política a partir do grito das comunidades e da natureza. Também a Igreja se fará presente, assim como o Papa Francisco confirma sua presença.  

Um dos objetivos principais é conectar a COP 28 com as edições seguintes, estabelecendo um processo de mobilização que leve até à COP 30, que acontecerá na Amazônia brasileira, em Belém do Pará.  

Nossa compreensão é que a luta para reequilibrar o clima no Planeta não se dá a partir de soluções tecnológicas, sem a coragem de mudar radicalmente o sistema de extração, consumo e descarte que nos condenou à crise atual. “Mudar a história do clima” é possível a partir dos territórios, onde as comunidades promovem e sonham seus planos de vida, com iniciativas de economia local integrada com o meio ambiente, circular, de baixo impacto, distribuindo oportunidades e respeitando o acesso de todas as pessoas aos bens comuns.  

Um caminho eficaz é fortalecer e interconectar territórios onde se promovem estes estilos de vida, provocando os acreditar e investir neles. Obviamente, isto comporta também uma reorganização profunda das relações entre os sistemas de vida no campo, na cidade e na floresta. 

Muitos destes temas foram discutidos também na Cúpula dos Presidentes da Panamazônia, em Belém, no mês de julho deste ano. Frente à reunião oficial dos mandatários dos governos, houve um forte recado dos povos, com a concentração de mais de 30 mil pessoas e uma presença marcante dos povos indígenas e quilombolas, das comunidades tradicionais, dos movimentos populares, das organizações e redes. Uma das propostas mais contundentes era o modelo “80×25”, que exigia desmatamento zero e a meta de 80% da floresta em pé até 2025. Infelizmente, o resultado da Cúpula dos Presidentes foi muito aquém das reivindicações e dos documentos que a sociedade civil construiu.  

Padre Dário Bossi durante os Diálogos Amazônicos, que ocorreu em Belém do Pará como parte da Cúpula dos Presidentes da Panamazônia. Foto: Roger Braga / MAB

Além do desmatamento zero, uma pauta muito clara da sociedade civil e dos povos é a moratória da extração de petróleo na Amazônia. Uma vitória importante, neste sentido, deu-se no Equador, logo após a Cúpula, em agosto. Um referendum popular, com forte mobilização no país inteiro, determinou que numa parte do parque nacional de Yasuni, na Amazônia equatoriana, fosse suspensa a extração de petróleo e fossem desmanchadas as instalações das empresas.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tomou posições corajosas na Cúpula, afirmando que a extração de petróleo hoje está em profunda contradição com o desafio de redução das emissões de carbono e que, a maior razão, na Amazônia deveria ser impedida. Trata-se de um desafio urgente e radical para o Brasil que, ao contrário, ainda sinaliza interesse em abrir poços no mar, na chamada “Margem equatorial”, logo em frente à foz do Rio Amazonas. Estas e várias outras reivindicações, apresentadas na Cúpula de Belém, serão levadas a Dubai neste mês de novembro e voltarão com força na COP 30. 

Uma “Coalizão dos Povos por Justiça Climática” está organizando um processo participativo e popular muito interessante, em vista da COP 30, com etapas relevantes daqui até novembro 2025, como o Fórum Social Panamazônico (FOSPA), que acontecerá na Bolívia em junho de 2024, e o Fórum Social Temático sobre mineração, que acontecerá no Brasil em 2025. 

Outro tema tratado na Cúpula dos presidentes em Belém, junto à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), é uma reivindicação estruturada e formal da sociedade civil organizada, para que a OTCA tenha uma componente social permanente. É indispensável garantir à sociedade civil presença oficial e permanente nos espaços de tomada de decisão e de definição das políticas da Panamazônia. Da mesma forma, precisa reorganizar mecanismos de participação efetiva dos povos na ONU e nas Conferências das Partes sobre o Clima. É urgente, finalmente, uma reforma da ONU que garanta a superação dos mecanismos de veto de poucos países sobre os demais e consolide uma autoridade supranacional que garanta governança global em vista da paz e do enfrentamento da crise climática.  

Padre Dário Bossi é missionário comboniano e assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). 

Artigo publicado originalmente no Le monde Diplomatique Brasil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/03/2024 por Roberta Brandão | MAB

Cúpula dos Povos Rumo à COP 30: movimentos se planejam para atuar em conferência que será realizada em Belém (PA)

Organizações sociais querem garantir que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas deixe legado relevante para a Amazônia

| Publicado 26/07/2023 por Roberta Brandão

Cúpula marca protagonismo dos amazônidas no enfrentamento à emergência climática

Evento contará com a presença de atingidos por barragens de 7 estados da Amazônia

| Publicado 30/05/2023 por Coordenação Nacional do MAB, Elisa Estronioli, Francisco Kelvim

Com pacote do fim do mundo, Congresso ameaça compromissos climáticos do Brasil

Em semana de retrocessos, Congresso aprovou urgência do PL 490 e MP que esvazia ministérios e órgãos de proteção ambiental