A luta de atingidas e atingidos por direitos norteiam debates na universidade

Atividades realizadas na UnB integram agenda de programação da Exposição Cultural “Atingidas Costurando Direitos”

Está aberta até o dia 17 de novembro, a Exposição Cultural “Atingidas Costurando Direitos”, uma realização do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB). Inaugurada no dia 17 de outubro, a programação cultural da mostra envolve oficinas, visitas guiadas, exibição de filme e também a “Jornada de Extensão e Pesquisa Universitária: UnB e os atingidos e atingidas do Brasil”, realizada nos dias 30 e 31 de outubro.

Foto: Mariah Werges / MAB

Com rodas de conversa e exibição do filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, a realidade das populações atingidas por barragens foi o tema norteador das duas atividades da Jornada de Extensão realizadas na UnB.

“No debate a gente apresentou o movimento, a trajetória das arpilleras e falamos sobre a importância da aprovação da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB), porque entendemos que a gente precisa ter essa política para que os atingidos tenham um respaldo, porque acontece um crime, o processo da construção das barragens, mas não se tem uma política de direito que atenda os atingidos”, observou Miqueias Ribeiro da coordenação nacional do MAB.

A Jornada reuniu estudantes de graduação e pós-graduação da universidade e contou com o apoio de professores. “É fundamental que a Universidade de Brasília receba, dialogue, construa e com os movimentos sociais, sobretudo para que a gente tenha a capacidade de entender e também de formar profissionais, homens, mulheres, enfim, com as mais diversas potencialidades e que tenham a sensibilidade de entender as diferentes condições dos atingidos. Esta oportunidade de receber e de construir com este movimento dentro da Universidade de Brasília, nos permite formar profissionais muito mais capazes de lidar com temas e com sujeitos que são invisibilizados nos seus respectivos espaços de luta e de resistência”, apontou o professor do Departamento de Geografia, Nino Sobreiro.

Em sua apresentação, Miquéias Ribeiro destacou que o MAB estima que no Brasil cerca de 1 milhão de famílias são atingidas diretamente por barragens; 4 milhões de famílias estão em risco iminente, vivendo em encostas e áreas passíveis de deslizamento; 10 milhões de famílias que podem ser afetadas pelos eventos da crise das mudanças climáticas, estas localizadas principalmente em áreas costeiras, várzeas, encostas e ribeirinhas aos rios e lagos.

Exposição Cultural

A exposição está aberta ao público no Ceubinho da UnB e  reúne 20 peças produzidas por mulheres do MAB com a técnica de bordado chamada arpillera (juta, em tradução). A mostra é realizada por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal e o Conselho Nacional do SESI.

As obras fazem parte de um acervo com cerca de 200 peças que representam a luta e as experiências de populações atingidas das cinco regiões do país, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, trabalhadoras da cidade e do campo.

Programação

10/11 – Aberto ao público

13/11 – Aberto ao público

14/11 – Aberto ao público

15/11 – Fechado (feriado)

16/11 – Aberto ao público

17/11 – Desmontagem

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/10/2023 por Flávia Quirino

Costurando direitos: Mulheres do MAB inauguram exposição na Universidade de Brasília

Mostra organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB reúne peças bordadas com técnica de arpillera e fica em cartaz até 17 de novembro

| Publicado 16/10/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

MAB lança Exposição Cultural “Atingidas Bordando direitos” em Brasília (DF)

Mostra realizada na Universidade de Brasília acontece entre os dias 17 de outubro e 17 de novembro e apresentará peças de mulheres do MAB que denunciam as violações de direitos praticadas nos territórios atingidos por barragens e pelas mudanças climáticas

| Publicado 16/11/2023 por Flávia Quirino

Bordado é política: bordadeiras do DF destacam importância do trabalho das arpilleras

Durante Exposição Cultural “Atingidas Costurando Direitos”, bordadeiras do Distrito Federal e do MAB confeccionam peça de arpillera sobre mudanças climáticas