Tudo pronto para a Jornada Nacional de Lutas do MAB

Além de debates internos, atos de rua e atividades culturais, o encontro servirá também para que os atingidos apresentem sua pauta de reivindicações ao poder público

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza os últimos preparativos para a Jornada Nacional de Lutas “É tempo de avançar”, que acontece em Brasília, entre os dias 5 e 7 de novembro. São esperados mais de 2.500 atingidos de todas as regiões do Brasil. A data escolhida coincide com os oito anos do crime da Samarco (Vale e BHP), ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015.

“Estamos na fase final da instalação de toda a infraestrutura da nossa grande mobilização dos atingidos por barragens aqui em Brasília. A plenária está montada, refeitório, o palco, as cozinhas, então a partir de sábado nós vamos estar com tudo afinado para esse encontro”, afirma Jackson Dias, da coordenação nacional do MAB, e um dos responsáveis pela infraestrutura do evento.

Além de debates internos, atos de rua e atividades culturais, o encontro servirá também para que os atingidos apresentem sua pauta de reivindicações ao poder público. As demandas envolvem a aprovação do Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB), a repactuação do acordo de reparação aos atingidos da bacia do Rio Doce, e a criação de um “Fundo Nacional Para a Reparação das Populações Atingidas” com foco na prevenção de tragédias e na reparação dos prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como inundações, secas extremas e deslizamentos.

Sobre a PNAB, os atingidos esperam que a matéria seja votada na comissão de infraestrutura e apreciada pelo plenário do Senado Federal na terça-feira (7). Caso aprovado, o texto, que já passou pela Câmara dos Deputados, vai à sanção do presidente Lula.

Jackson lembra que após a pandemia, essa é primeira grande mobilização dos atingidos por barragens, com forte expectativa de ganhos concretos em relação às pautas apresentadas.

“Há uma expectativa grande de aprovação da nossa Política Nacional de Direitos, tanto na comissão de infraestrutura como no plenário do Senado, o que vai ser um momento histórico, com a aprovação dessa que será uma das maiores conquistas do MAB nesses trinta anos de história”, afirmou Jackson.

Leia mais: PNAB deve entrar em votação na próxima semana

O encontro vai acontecer nas imediações do ginásio Nilson Nelson, no plano piloto da capital federal. Os atingidos começam a desembarcar em Brasília no sábado (4).

Leia mais: Atingidos por barragens fazem jornada de lutas em Brasília

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/11/2023 por Leonardo Fernandes / MAB

Jornada de Lutas | Conheça a história de Maria José: quilombola, paraense e duplamente atingida

Conheça os atingidos que participam da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, em Brasília (DF)

| Publicado 05/11/2023 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Revida Mariana: oito anos após o crime, atingidos cobram reparação e justiça

Jornada de Lutas | Mais de 2.500 atingidos fazem ato político inter-religioso em Brasília (DF)

| Publicado 02/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Finados | Pelo menos 55 atingidos do Rio Doce já morreram esperando suas casas serem reconstruídas

Após oito anos de disputas na justiça, 262 famílias que tiveram suas casas devastadas pelas lama não têm, sequer, um prazo para receber suas novas moradias