Em visita de ministros e da primeira-dama, Janja, ao Vale do Taquari, MAB cobra medidas de reparação para os atingidos
Região foi afetada por enchentes provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no início de setembro
Publicado 02/10/2023 - Atualizado 02/10/2023
No dia 28 de setembro, a região do Vale do Taquari (RS) recebeu a visita de comitiva com autoridades do governo federal, dentre elas a primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Pela parte da manhã, Janja e Pimenta visitaram a Cozinha Solidária em Arroio do Meio, iniciativa construída pela Brigada do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul – Consea RS, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST e pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus.
A visita contou com a participação de atingidos e atingidas dos municípios de Arroio do Meio e Lajeado, que apresentaram a pauta construída coletivamente nas últimas semanas com as principais reivindicações levantadas até o momento. Além disso, foi feita a leitura de uma carta escrita para a primeira-dama com relatos de pessoas que foram atingidas pelas enchentes e seguem desabrigadas.
A comitiva também esteve no município de Lajeado ao longo do dia para um ato público e anúncios do governo federal, contando com a presença de Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, secretários nacionais, equipes técnicas e diretores dos seguintes ministérios e órgãos: Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Saúde, Educação, Defesa, Cidades, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Conab, Defesa Civil Nacional, Cultura e Agência Nacional de Águas.
Em Lajeado, as atividades aconteceram na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, em uma sequência de reuniões que trataram de diversos temas, como medidas de crédito, desenvolvimento social, Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, fomento rural, educação, saúde, assistência social, programa Minha Casa, Minha Vida (urbano e rural), agricultura e movimentos sociais. Após as conversas específicas, foi realizado um balanço final, com anúncios, encaminhamentos e repasse de ações da Defesa Civil nacional, estadual e municipais.
Dentre os principais encaminhamentos está a inauguração de um Espaço do Governo Federal em Lajeado, aberto ao público para sanar dúvidas e difundir informações sobre medidas lançadas pelo governo e formas de acesso.
O MAB participou da agenda dos ministros, ajudando a encaminhar as pautas construídas a partir da escuta qualificada da população atingida na região. “Entendemos que a vinda da comitiva do governo federal e da primeira dama traz visibilidade ao caso, além de dar início a um trabalho fundamental na reconstrução do Vale do Taquari após as fortes chuvas”, afirmou Leonardo Maggi, integrante da coordenação nacional do MAB. Segundo ele, o Movimento promove a organização dos atingidos para que eles possam reivindicar de forma autônoma uma vida com mais segurança.
“Decidimos que não vamos perder as nossas casas, nossas coisas, e principalmente, as pessoas que amamos nas enchentes”, disse.
Simone Tomazini, atingida no município de Arroio do Meio, também participou do encontro. “Nós viemos, hoje, reivindicar a reconstrução das cidades do Vale do Taquari, para que seja um Vale melhor, para que a população tenha acesso a cestas básicas, que não estão chegando a quem precisa. Queremos que a pauta dos atingidos chegue até os ministros e seja aprovada e atendida”, afirmou
Leia a carta à Janja
Confira na íntegra a carta dos atingidos e atingidas do Vale do Taquari entregue à primeira dama:
Leia a pauta dos atingidos do Vale do Taquari
Confira as principais reivindicações dos atingidos da região: