Em visita de ministros e da primeira-dama, Janja, ao Vale do Taquari, MAB cobra medidas de reparação para os atingidos

Região foi afetada por enchentes provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no início de setembro

No dia 28 de setembro, a região do Vale do Taquari (RS) recebeu a visita de comitiva com autoridades do governo federal, dentre elas a primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Pela parte da manhã, Janja e Pimenta visitaram a Cozinha Solidária em Arroio do Meio, iniciativa construída pela Brigada do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul – Consea RS, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST e pelo Seminário Sagrado Coração de Jesus.

A visita contou com a participação de atingidos e atingidas dos municípios de Arroio do Meio e Lajeado, que apresentaram a pauta construída coletivamente nas últimas semanas com as principais reivindicações levantadas até o momento. Além disso, foi feita a leitura de uma carta escrita para a primeira-dama com relatos de pessoas que foram atingidas pelas enchentes e seguem desabrigadas.

A comitiva também esteve no município de Lajeado ao longo do dia para um ato público e anúncios do governo federal, contando com a presença de Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, secretários nacionais, equipes técnicas e diretores dos seguintes ministérios e órgãos: Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Saúde, Educação, Defesa, Cidades, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Conab, Defesa Civil Nacional, Cultura e Agência Nacional de Águas.

Em Lajeado, as atividades aconteceram na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, em uma sequência de reuniões que trataram de diversos temas, como medidas de crédito, desenvolvimento social, Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, fomento rural, educação, saúde, assistência social, programa Minha Casa, Minha Vida (urbano e rural), agricultura e movimentos sociais. Após as conversas específicas, foi realizado um balanço final, com anúncios, encaminhamentos e repasse de ações da Defesa Civil nacional, estadual e municipais.

Dentre os principais encaminhamentos está a inauguração de um Espaço do Governo Federal em Lajeado, aberto ao público para sanar dúvidas e difundir informações sobre medidas lançadas pelo governo e formas de acesso.

O MAB participou da agenda dos ministros, ajudando a encaminhar as pautas construídas a partir da escuta qualificada da população atingida na região. “Entendemos que a vinda da comitiva do governo federal e da primeira dama traz visibilidade ao caso, além de dar início a um trabalho fundamental na reconstrução do Vale do Taquari após as fortes chuvas”, afirmou Leonardo Maggi, integrante da coordenação nacional do MAB. Segundo ele, o Movimento promove a organização dos atingidos para que eles possam reivindicar de forma autônoma uma vida com mais segurança.

“Decidimos que não vamos perder as nossas casas, nossas coisas, e principalmente, as pessoas que amamos nas enchentes”, disse.

Simone Tomazini, atingida no município de Arroio do Meio, também participou do encontro. “Nós viemos, hoje, reivindicar a reconstrução das cidades do Vale do Taquari, para que seja um Vale melhor, para que a população tenha acesso a cestas básicas, que não estão chegando a quem precisa. Queremos que a pauta dos atingidos chegue até os ministros e seja aprovada e atendida”, afirmou

Leia a carta à Janja

Confira na íntegra a carta dos atingidos e atingidas do Vale do Taquari entregue à primeira dama:

Carta à Janja

Leia a pauta dos atingidos do Vale do Taquari

Confira as principais reivindicações dos atingidos da região:

Pauta de reivindicações

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/11/2023 por Cátia Cylene

Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos cobra políticas públicas para os atingidos pelas enchentes do Vale do Taquari (RS)

Missão formada por integrantes do MAB e de outras organizações sociais e órgãos legislativos percorreu municípios que enfrentam problemas, como moradores desalojados, presença de escombros e lixo nas comunidades, falta de água potável e distribuição de alimentos vencidos

| Publicado 20/09/2023 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB integra campanha “Sementes de Solidariedade” no Vale do Taquari (RS) para apoiar atingidos pelas chuvas

Até 1500 famílias de agricultores atingidos pelas intensas chuvas do Rio Grande do Sul devem ser beneficiadas por campanha de solidariedade promovida por coletivo de movimentos sociais

| Publicado 07/09/2023

Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS

Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS