Confira cinco iniciativas da Juventude em Luta rumo ao Acampamento Nacional

Lançamentos, atividades culturais e as assembleias são algumas das ações em preparação para o Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”

Juventude do MAB presente no 8º Encontro Nacional do Movimento, no Rio de Janeiro em 2017. Foto: Elza Cohen

De norte a sul do país, a juventude do campo, das águas e das florestas, organizadas na Via Campesina Brasil, tem construído um conjunto de ações em seus territórios, municípios e estados em preparação para o Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”. 

O Acampamento acontecerá no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a presença de cerca de 5 mil jovens de todo o Brasil, entre os dias 13 e 17 de outubro. 

A expectativa com o evento é grande e, para isso, a Juventude tem organizado atividades que possam contribuir na mobilização, na agitação em torno dos principais temas que serão debatidos no acampamento e na arrecadação de recursos para garantir a participação em Brasília. 

1. Atividades de Lançamento

Por aqui o que conta é a criatividade. A juventude tem se desafiado em realizar atividades culturais, políticas e de formação com o objetivo de posicionar a realização do Acampamento no calendário de mobilização dos movimentos e organizações populares da Via Campesina Brasil. 

Para isso, intervenções em reuniões e até mesmo a realização de eventos têm contribuído para esse processo de agitação. No último dia 22, por exemplo, no Armazém do Campo (PA), aconteceu o lançamento do Acampamento com apresentações musicais de Tião, Prog MC, DJ Jack Sainha e do grupo Forró Encantado. A noite foi de muita animação e dança.

A ideia é que esse tipo de iniciativa possa acontecer nos quatro cantos do país.

Lançamento do Acampamento em Belém, no Pará. Foto: Carlinhos Luz

2. Assembleias da “Juventude em Luta”

Com mística e animação, algumas atividades de organização e mobilização do Acampamento tem acontecido, com o objetivo de atuar na capilaridade do debate que a juventude tem protagonizado neste último período. Inclusive, apontando desafios e as perspectivas da juventude acerca de temas como a crise ambiental, emprego e renda, a agroecologia, o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, entre outros. 

No último dia 2, por exemplo, 200 jovens de vários movimentos populares do campo, realizaram a Assembleia Nacional da Juventude da Via Campesina, de forma online. A partir dela, a sinalização é que outros espaços auto organizados da juventude possam impulsionar debates e a mobilização para o Acampamento.

Brigada de Agitação e Popaganda “Haydée Santamaría” . Foto: Joka Madruga

3. Comercialização dos produtos “Juventude em Luta”

Os jovens da Via Campesina Brasil não param de criar. Bonés, bandeiras, camisetas, ecobags e alimentos da agricultura familiar fazem parte dos produtos comercializados para arrecadar recursos.

Um exemplo tem sido a organização de produtos do MST em frente à Associação Comercial do Jaraguá, em Maceió (AL). No dia 23 a juventude montou uma banquinha de produtos e as vendas cumpriu o objetivo de arrecadar dinheiro para garantir a participação dos jovens alagoanos no Acampamento. 

Banquinha de produtos da “Juventude em Luta”, em Maceió (AL). Foto: Mykesio Max

4. Apresentação culturais

Se tem festa, tem juventude organizada. Uma outra forma de agitação e propaganda do Acampamento Nacional tem sido as ações culturais em torno do evento. 

A Via Campesina tem aproveitado espaços diversos e atividades culturais para posicionar o Acampamento na centralidade, garantindo animação, organização, luta e muita confraternização. A juventude do campo, das águas e das florestas está montando uma agenda de atividades nos eventos de suas organizações e na rede Armazém do Campo para fortalecer o processo de construção do Acampamento, focando na articulação com parceiros e amigos.

5. A juventude tá nas redes sociais

A Juventude da Via Campesina está nas redes sociais se mobilizando para o Acampamento. Foto: MST em Alagoas

As redes sociais com certeza são uma trincheira de mobilização e trabalho da juventude para o Acampamento Nacional. Com criatividade, a Via Campesina Brasil tem ocupado as redes, através da hashtag #JuventudeEmLuta, com o objetivo de massificar o processo de construção, articulação e debate em torno do evento. 

Para impulsionar ainda mais os conteúdos produzidos pela juventude, o Acampamento Nacional está no instagram e no facebook com o perfil “Juventude em Luta”. Por lá, os jovens poderão ter acesso a conteúdos exclusivos como programação, presenças confirmadas, orientações diversas, informações gerais e muita luta.

Instagram: https://www.instagram.com/juventudeemluta_/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61551243785493facebook


*Wesley Lima é integrante do Coletivo Nacional de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

**Editado por João Carlos

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/09/2023 por Via Campesina

5 mil jovens realizarão o Acampamento Nacional Juventude em Luta, em Brasília

Durante o evento será debatido o papel da juventude nas lutas atuais, apontando os desafios e perspectivas na garantia de direitos básicos

| Publicado 27/09/2023 por Gabrielle Sodré, Mateus Quevedo

Permanência da juventude no campo é central para o combate à fome e às mudanças climáticas

Esta é umas principais pautas do Acampamento da ‘Juventude em Luta: por terra e soberania popular’ que acontecerá em Brasília (DF) entre os dias 13 e 17 de outubro

| Publicado 25/09/2023 por Imprensa da FUP

70 anos da Petrobrás é dia nacional de luta pela soberania

Federações de petroleiros, centrais sindicais e movimentos sociais realizam grande manifestação popular dia 03, no Rio de Janeiro, com passeata e ato político em frente ao Edise