70 anos da Petrobrás é dia nacional de luta pela soberania

Federações de petroleiros, centrais sindicais e movimentos sociais realizam grande manifestação popular dia 03, no Rio de Janeiro, com passeata e ato político em frente ao Edise

Manifestação de petroleiros na sede da Petrobras, no Rio. Foto: Brenno Carvalho

O dia 03 de outubro, data de criação da Petrobrás, tornou-se um marco na luta em defesa da soberania nacional, desde os tempos da campanha “O petróleo é nosso”. A data passou a integrar também o calendário das centrais sindicais e dos movimentos sociais, que, ao longo das últimas décadas, sempre somaram força com a categoria petroleira para barrar as inúmeras tentativas de destruição da empresa.

A Petrobrás sempre foi alvo de cobiça e de ataques, mas foi no governo Bolsonaro que a empresa passou pelo maior desmonte de sua história. Fatiada e vendida aos pedaços, ela só não foi totalmente privatizada por conta da resistência da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

Bolsonaro e seus agentes fizeram de tudo para acabar com a maior e mais estratégica empresa nacional. Somente no seu governo, foram vendidos 68 ativos do Sistema Petrobrás, incluindo 4 refinarias (Rlam/BA, Reman/AM, RPCC/RN e SIX/PR), a BR Distribuidora, a Liquigás, a Gaspetro, a Transportadora Associada de Gás (TAG), a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), usinas de biocombustível, usinas eólicas, termelétricas, plantas petroquímicas, sondas de perfuração, campos de petróleo em terra e em mar, inclusive no Pré-Sal.

Uma tragédia anunciada, que teve início com a operação Lava Jato, que destruiu a indústria nacional, dizimando setores estratégicos da economia, como a engenharia, a indústria naval e a construção civil. Estudo do Dieese aponta que o Brasil perdeu R$ 172,2 bilhões em investimentos e 4,4 milhões de empregos em consequência das ilegalidades cometidas pela operação, cujo objetivo foi essencialmente político, como ficou provado pela própria justiça brasileira.

No rastro da Lava Jato, veio o golpe de 2016, o desmonte da Lei de Partilha do Pré-Sal, a prisão política da maior liderança popular do campo democrático e a eleição de um governo fascista, ancorado em uma agenda ultraliberal, que desmontou o Estado brasileiro, desestruturou políticas públicas e destruiu as principais conquistas sociais da população, fazendo o país regredir décadas.

Para além do Sistema Petrobrás

Além de fatiar o Sistema Petrobrás, o governo Bolsonaro privatizou a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) e inúmeras subsidiárias da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do BNDES, dos Correios e de outras empresas públicas.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Empresas Estatais (Sest), em 2016, o governo brasileiro controlava 154 estatais. Atualmente, o país tem 124 empresas controladas pela União, sendo 44 com controle direto e 80 com controle indireto, conforme divulgado pelo Panorama das Estatais. Ou seja, pelo menos 30 empresas federais foram privatizadas nos últimos seis anos.

Apesar de todos os ataques e tentativas de criminalização que sofreram, as organizações sindicais e sociais resistiram e impediram a entrega por completo da Petrobrás e de outras estatais estratégicas que estavam na lista para serem privatizadas, como a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), os Correios, a Casa da Moeda, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), entre outras.

Após ser eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, retirou a Petrobrás e todas essas estatais do Programa Nacional de Desestatização. Além disso, o seu governo também está questionando no Supremo Tribunal Federal (STF) a venda da Eletrobrás, que teve 60% de suas ações entregues ao setor privado, ao apagar das luzes da gestão bolsonarista.

Reconstruir o Estado brasileiro

Neste ano de 2023, quando a Petrobrás completa sete décadas de existência, é o momento, portanto, de renovar a esperança de um país inteiro que anseia pela reconstrução do Estado brasileiro e pelo resgate da soberania nacional.

O dia 03 de outubro, no entanto, é muito mais do que uma data de comemoração. É um dia nacional de luta pela reversão das privatizações e para reafirmar a defesa das estatais, do serviço público e de um projeto de desenvolvimento nacional, social e ambiental com participação popular. É dia de resistência. É dia de reafirmar a importância de lutarmos pela soberania nacional.

É com esse propósito que a FUP e a FNP realizam no dia 03 de outubro um grande ato nacional no Rio de Janeiro, junto com as centrais sindicais, as entidades que integram a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, a Frente Brasil Popular, a Articulação de Redes, os Comitês Populares e mais de 30 outras organizações sociais, entidades de classe e partidos políticos do campo da esquerda.

Petroleiros e petroleiras de vários estados do país estarão na capital fluminense, lado a lado com eletricitários, educadores, servidores públicos, metalúrgicos, bancários, agricultores, estudantes, lideranças políticas e sociais das mais diversas representações, unindo trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade em uma manifestação histórica pela reconstrução de um Brasil soberano, democrático e com justiça social e ambiental.

Venha junto nessa luta pela reconstrução do Sistema Petrobrás e pelo resgate da soberania nacional. Sua participação é fundamental.

Petroleiros e petroleiras, luta e resistência!

Ato nacional de luta pela soberania

Data: 03 de outubro

Local: Rio de Janeiro

15h: Concentração em frente à sede da Eletrobrás, na Av. Presidente Vargas, 409

16h: Início da passeata, em sentido à Praça da Candelária

17h: Ato político em frente à sede da Petrobrás

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/10/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de ato que marca os 70 anos da Petrobras

Defendendo papel estratégico da estatal, Governo Lula fala em retomar refinarias da Petrobras que foram privatizadas em governos anteriores

| Publicado 11/06/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB SP

POCAE celebra 59 anos da Eletrobras em plenária e se manifesta contra a privatização da companhia

Atos (online e presencial no Rio de Janeiro) foram lideradas pela Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE), que tem promovido uma intensa mobilização contra a Medida Provisória 1.031/21. A medida que é focada na privatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina deve ser votada em breve no Senado

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Representantes do MAB e da Petrobras se reúnem no Rio de Janeiro para discutir pautas comuns e parcerias

Durante reunião, realizada na sede da Petrobras, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB apresentaram suas reivindicações sobre direitos das populações atingidas, custo dos combustíveis, soberania e transição energética