Organizações do campo da Bahia se reúnem com governador do estado para tratar da pauta das famílias camponesas

Representantes do MAB estiveram presentes na reunião para apresentar reivindicações dos atingidos e camponeses baianos

Articulação do Campo apresenta pauta para governador da Bahia. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Na tarde da última quarta-feira, 02, seis organizações que compõem a Articulação do Campo na Bahia se reuniram com o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador (BA). Na oportunidade, foi apresentada uma pauta prioritária de políticas públicas para desenvolvimento das populações rurais baianas. 

“Apresentamos pautas estruturantes para a melhoria da vida dos atingidos e camponeses baianos. Somos o estado com maior número de agricultores familiares do Brasil e precisamos de políticas públicas efetivas para atender nossa realidade”, aponta Moisés Borges, integrante da coordenação nacional do MAB.

Fundada em 2017, a Articulação do Campo na Bahia é um espaço para reunir e fortalecer organizações e movimentos do campo, da água e da floresta, para pensar o desenvolvimento rural com base na justiça socioambiental, a partir da diversidade das populações e seus diferentes biomas e modos de vida.

No encontro com o governador, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB também apresentou questões prioritárias da pauta dos atingidos do estado, como a importância da celeridade nas medidas de reparação e segurança dos atingidos pelas enchentes de 2022 no município de Jequié, sobre os conflitos por terra que comunidades tradicionais de fecho de pasto enfrentam na região oeste da Bahia e a necessidade de estabelecimento de uma Política Estadual de Atingidos Por Barragens (PEAB) no estado.

Leia também: NOTA | MAB SE SOLIDARIZA COM COMUNIDADES DE FECHO DE PASTO ATACADAS POR PISTOLEIROS EM CORRENTINA (BA)

Para Moisés, há uma vontade do estado de atender a pauta dos atingidos. “Por parte do governador e das secretarias presentes, a receptividade das propostas foi muito positiva. Ficou evidente a sensibilidade e o compromisso com a nossa pauta. Saímos muito animados para seguir lutando e conquistando nossos direitos”, conclui Moisés.