Eletrobrás: a pedido de Lula, AGU questionará itens abusivos da privatização

Entre as cláusulas a ser questionadas na Justiça, estão as que forçam o governo a pagar o triplo do valor das ações caso decida, no futuro, retomar o controle da empresa

Segundo Lula, “foi feita uma quase bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobrás”. Foto: Divulgação/Sintec-RS

A privatização da Eletrobrás, concretizada em 2022, foi um dos maiores ataques à soberania do país promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro. Além de encarecer a conta de luz para os brasileiros, a operação entregou para a iniciativa privada, a preço de banana, a gestão do setor elétrico e dos rios onde estão instaladas usinas hidrelétricas.

Para piorar, o processo incluiu nas regras algumas cláusulas criminosas que buscam claramente dificultar que o Estado brasileiro volte a assumir o controle da empresa no futuro — algo que acabou acontecendo em muitos países que cometeram o erro de privatizar seus setores de energia.

LEIA TAMBÉM: PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS CAUSARÁ 25% DE AUMENTO NA ENERGIA

Para se ter ideia do absurdo, ficou estabelecido que, se o governo quiser adquirir de volta as ações da Eletrobrás que Jair Bolsonaro entregou de mão beijada, deverá pagar pelo menos três vezes o valor da maior cotação alcançada nos dois anos anteriores. 

É por isso que o presidente Lula anunciou, na terça-feira (7), que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai entrar na Justiça contra alguns itens do processo de privatização da empresa.

“Se amanhã o governo tiver interesse de comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Foi feita uma quase bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobrás”, disse Lula em entrevista a jornalistas da mídia alternativa. 

“Isso é uma coisa maquiavélica, que nós não podemos aceitar (…) O que posso dizer é que foi um processo errático. Foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro. Foi uma privatização lesa-pátria, (…) a começar pelo fato de que governo só tem 10% da participação quando tem 40% das ações”, completou.

LEIA TAMBÉM: POR QUE A ENERGIA BRASILEIRA É A SEGUNDA MAIS CARA DO MUNDO? ENTENDA EM 5 PONTOS

O que a AGU vai fazer?

O que Lula anunciou não foi um plano para cancelar a privatização nem a intenção de, neste momento, comprar ações da Eletrobrás para que o governo volte a ter o controle da empresa imediatamente. A prioridade, neste instante, é utilizar o pouco dinheiro disponível para socorrer a população que passa fome e precisa de saúde, educação e emprego.

Assim, a AGU vai, na verdade, questionar algumas cláusulas da venda, como essas que forçam o governo a pagar mais pelas ações se um dia quiser comprá-las de volta. Essa precaução é essencial porque há grande possibilidade de o Brasil ser obrigado a retomar o controle do setor no futuro.

Isso porque o setor elétrico é estratégico e nenhum país se desenvolve sem ter energia barata para oferecer às suas indústrias. E deixar que empresários controlem o preço da energia é praticamente pedir para que ela fique mais cara. 

No caso do Brasil, as hidrelétricas tornam o setor ainda mais complexo, pois gerir uma hidrelétrica é ter controle também sobre os recursos hídricos do país. Por isso, nenhum outro país — sejam os Estados Unidos, sejam a China ou a Noruega — jamais privatizou seu conjunto de hidrelétricas.

Na realidade, tal importância do setor elétrico faz com que muitos países que o privatizam se arrependam e voltem a estatizá-lo. Em maio de 2020, o Instituto Transnacional (TNI) identificou 374 casos de cidades ao redor do mundo que reestatizaram suas empresas entre 2000 e 2019. A maior parte desses municípios fica na Alemanha, na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/03/2023 por Vinicius Konchinski - Brasil de Fato

Regras da privatização podem fazer governo rever venda do controle da Eletrobras

A pedido de Lula, AGU inicia estudos sobre operação que reduziu poder da União sobre empresa elétrica

| Publicado 03/03/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Em carta aberta, mais de 100 organizações e parlamentares defendem revisão da privatização da Eletrobras

Organizações denunciam prejuízos da privatização da Eletrobras em carta, e cobram do governo Lula revisão do processo de privatização

| Publicado 11/06/2022

Eletrobras: ao completar 60 anos o coração do setor elétrico brasileiro pode parar de funcionar

A empresa é detentora de quase metade da capacidade de geração hidrelétrica do país