Nota de solidariedade à CNBB e a Dom Vicente, defensor da vida, do meio ambiente e dos direitos humanos
Bispo foi ameaçado com arma de fogo em porta de igreja na Grande BH
Publicado 15/11/2022 - Atualizado 15/11/2022
Defensor da vida, das causas sociais e dos direitos humanos, Dom Vicente de Paula Ferreira foi ameaçado de morte por um homem armado, na porta de uma igreja no município de Moeda, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), após a celebração de uma missa no último sábado, 12. O religioso é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e secretário geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.
Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), todos os dias, temos noticias de pessoas sendo ameaçadas ou criminalizadas por estarem do lado dos mais pobres e excluídos em uma sociedade que coloca o lucro acima da vida. Estas ameaças cresceram muito no último período, devido ao estimulo à violência e ao ódio por parte daquele que ainda ocupa o Palácio do Planalto. A defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia e da soberania do povo tem sido o motivo destas ameaças.
Queremos ressaltar aqui a caminhada e luta de Dom Vicente junto à CNBB, que defende os direitos humanos das populações atingidas de nossos territórios, como os atingidos do crime de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, fazendo o enfrentamento das mineradoras responsáveis, para que crimes como estes não se repitam.
Não podemos aceitar estas ameaças a quem defende a vida e o meio ambiente, a democracia e a soberania dos povos. O MAB exige justiça para Dom Vicente!
Águas para vida e não para a morte!