Belém (PA) terá lançamento do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA)

O Fórum busca articular povos e movimentos sociais de diferentes países em torno das questões econômicas, sociais e ambientais relacionadas à região amazônica

Foto: divulgação FOSPA

O X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) reúne nesta quinta-feira, 30 de junho, lideranças e povos da floresta em uma coletiva de imprensa, às 14 horas, no Solar da Beira, transmitida ao vivo pelo Facebook e o canal no Youtube do X Fospa. Em seguida acontecerá o ato público BELÉM EM DEFESA DOS POVOS DA FLORESTA, com concentração na escadinha, seguindo para a Praça do Relógio. A iniciativa é fruto da organização do FOSPA em parceria com a Prefeitura de Belém.

Na coletiva com a imprensa no Solar da Beira (Boulevard Castilhos França, 120 – Campina, Belém – PA) estarão representantes do Comitê Internacional do FOSPA e lideranças dos movimentos. Entre outros (as) Ronaldo Amanayé, do povo Amanayé e da diretoria da Federação Estadual dos povos indígenas do Pará (FEEPIPA), Putira Sacuena , liderança indígena do povo Baré e integrante da Associação dos Povos estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), Puyr Tembé, do povo Tembé e da Coordenação da FEEPIPA e integrante da coordenação da Articulação Nacional de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Célia Neves, das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas de Curuca e Erica Fernandes, da Coordenação Nacional dos Quilombolas (CONAQ).

O movimento, sob a responsabilidade dos nove países que integram a Pan-Amazônia, contará com as presenças de lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhos que, juntos, vêm construindo um forte e crescente histórico de resistência em defesa de seus territórios. A programação em pauta inaugura oficialmente as ações da décima edição do encontro internacional que acontecerá no período de 28 a 31 de julho na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Após a coletiva os presentes somam forças no ato Belém em Defesa dos Povos da Floresta, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que falará para um público estimado em três mil pessoas. A marcha quer destacar a importância da luta em defesa dos territórios indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais contra os ataques de garimpeiros, madeireiros, fazendeiros e narcotraficantes, além de fazer ecoar o grito por justiça aos recorrentes e brutais assassinatos que atingem os povos da floresta.

Estarão na marcha, entre outras organizações e movimentos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Mulheres Kayapó e o Greenpeace. E em participação virtual, o cacique Raoni, a ativista ambiental Greta Thunberg, o ator Paulo Betti e o cineasta Zelito Viana.

Na extensa programação do X Fospa destaque, com grande mobilização do público nacional e internacional, para os eventos coletivos. São eles: Ato dos Mártires, Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza, Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra e a Frente Parlamentar Mundial em Defesa da Natureza.

Vale registrar, ainda, que Belém, desde a resistência dos Tupinambás, passando pela Cabanagem, sempre foi identificada como a “trincheira dos povos, capital da rebeldia”. E se mantém nesta posição ao sediar o FOSPA pela terceira vez e manifestar, pela voz dos povos da floresta e seus movimentos, o repúdio à política anti-amazônica do governo federal e seu apoio incondicional à luta dos povos em defesa da Vida.

Tecendo o esperançar nas amazônias

Serviço

Coletiva de imprensa – X Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA) 
Data e Hora: Quinta-feira, 30/07/2022, às 14 horas
Local: Solar da Beira, Boulevard Castilhos França, 120 – Campina, Belém-PA.

Marcha – Belém em Defesa dos Povos da Floresta
Data e Hora: Quinta-feira, 30/07/2022, às 16 horas
Local: Do Solar da Beira (Escadinha) até a Praça do Relógio

Assessoria de Comunicação:
Michele Jaques: +55 91 8146-1981
Tania Coelho +55 21 981818616

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/07/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Movimento dos Atingidos por Barragens realiza II Encontro dos Atingidos da Amazônia

Encontro em Belém antecede a X edição do Fospa e contará com a presença de 300 de atingidos e atingidas da Amazônia

| Publicado 28/07/2022 por Roberta Brandão

Lideranças femininas da luta contra as barragens comparecem ao II Encontro de Atingidos e Atingidas da Amazônia

De forma geral, a construção de uma barragem afeta o modo de vida de toda uma comunidade, mas prejudica especialmente a vida das mulheres

| Publicado 01/08/2022 por Roberta Brandão

Projetos de energia justa, popular e democrática são debatidos na Tenda do MAB durante Fospa

Durante 4 dias, evento reuniu participantes de nove países na Universidade Federal do Pará para debater a defesa do território e dos direitos dos povos da Amazônia