Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas
Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira
Publicado 15/06/2022 - Atualizado 21/08/2024
Na última terça-feira, 8, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB deu início às oficinas referentes ao projeto “Mulheres agricultoras produzindo soberania alimentar e empoderamento preto no quilombo de Cupira”, em Santa Maria da Boa Vista (PE).
O projeto financiado pelo Fundo Casa Socioambiental tem como objetivo fortalecer ações para a soberania alimentar na comunidade de Cupira através de iniciativas pautadas em princípios agroecológicos, como a criação de hortas em sistemas agroflorestais. Ao todo, o projeto vai implantar 15 hortas para 15 famílias.
“Esse processo fortalece as tradições culturais na produção de alimentos das comunidades, garante renda e traz à tona o debate da soberania alimentar e a articulação das mulheres nos seus territórios. Por isso, é de imensa importância”, destaca Fernanda Rodrigues, da coordenação do MAB.
O projeto também tem o objetivo promover a reparação dos impactos socioeconômicos causados pela pandemia na região, assim como pela ameaça das barragens Riacho Seco e Pedra Branca. Para isso, a ideia é promover a geração de trabalho e renda em atividades locais sustentáveis e soluções colaborativas para a economia local.
Para Luciana Lima, beneficiária do projeto, a iniciativa tem trazido bons resultados relacionados à segurança alimentar. “Tem sido excelente fazer parte, porque tem me dado a possibilidade de produzir no meu quintal sem uso de agrotóxicos, em um período em que os alimentos estão caros e de difícil acesso”
Além de todo o suporte para a agricultura de subsistência no campo e na cidade, o projeto tem ações também na área de comunicação comunitária e uso de tecnologias com envolvimento de jovens, fortalecendo os povos quilombolas e a organização do MAB nesses territórios.