MAB participa de manifestação contra a privatização da água em Porto Alegre

Movimentos sociais e sindicatos se posicionam contra a entrega do DMAE à iniciativa privada

Na última quinta-feira, 9, os militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens de de Porto Alegre (RS) participaram de um apitaço contra a privatização do Departamento Municipal de Água e Esgoto da capital – DMAE. O plano de entrega da gestão de água, esgoto e drenagem para a iniciativa privada é um dos carros chefes da gestão do atual prefeito do município, Sebastião Melo (MDB). Segundo o gestor, só a iniciativa privada pode solucionar os problemas causados pelas enchentes.

Os servidores do DMAE, porém, são contrários à privatização e argumentam que a autarquia tem capacidade de desenvolver as obras necessárias, desde que tenha investimentos, autonomia para o desenvolvimento de um plano de Estado e reposição no quadro de funcionários.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – Simpa, Edson Zomar de Oliveira, a empresa não tem conseguido responder a todas as demandas da cidade, porque foi sucateada nos últimos anos. “A solução não é privatizar, porque o problema não é ser uma autarquia pública. O problema é a falta de investimentos no DMAE”, afirmou.

“Nós temos o entendimento de que saneamento precisa ser um serviço público e não um processo mercantilizado, com estimativa de lucro. E, no caso da drenagem, ela não dá lucro. A prestação desse serviço vai ficar mais precarizada”, complementa Oliveira.

A luta contra a privatização do DMAE é uma das pautas do MAB em Porto Alegre porque o Movimento é contrário à mercantilização da água. Esta pauta já foi entregue para os vereadores do campo progressista do município, que estão defendendo que o departamento continue público e à serviço do povo.

Segundo Isabel Klein, militante do MAB, participar dessa luta é muito importante para que a água continue sendo acessível aos mais pobres. “Mesmo com problemas de abastecimento em algumas comunidades da Lomba do Pinheiro, sabemos que se a companhia for privatizada, aí sim não teremos mais acesso, devido ao preço que as empresas nos cobrarão”, argumenta.

Os atingidos pela Barragem do Sabão estão preocupados, porque a barragem é do DMAE. Isabel questiona: “E se o DMAE for privatizado, como é que vai ficar a barragem? Essa é a nossa pergunta, né!”

Além do DMAE, a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan também entrou na lista das privatizações após a aprovação do Projeto de Lei 211/2021 pela Assembleia Legislativa do estado em agosto do ano passado. Para contestar essa iniciativa do governador Eduardo Leite, movimentos sociais e sindicais farão uma grande manifestação no dia 28 de junho, em Porto Alegre.

*Esta matéria contém informações do portal Sul 21.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA

No Dia Mundial da Água, começa o fórum alternativo organizado por movimentos sociais de todo o mundo que lutam contra a privatização do recurso

| Publicado 17/03/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

No dia mundial da água, MAB realiza seminário e lança livro sobre mercantilização da água com presença de Leonardo Boff

Durante evento, que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, a autora Dalila Calisto irá lançar o segundo livro da Coleção “Água, Energia e Sociedade”

| Publicado 13/07/2023 por MAB RS

NOTA | MAB repudia a privatização da CORSAN

Governo do Rio Grande do Sul entrega gestão da água do estado à Agega, única candidata no leilão, antes de conclusão de auditoria especial no processo