MAB e prefeitura de Orocó dão início a projeto de capacitação de atingidos por barragens em Pernambuco
Resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras (PT), o projeto beneficiará as cidades de Orocó e Santa Maria da Boa Vista (PE)
Publicado 31/03/2022 - Atualizado 20/08/2024
Na ultima terça-feira, 29 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reuniu-se com a prefeitura de Orocó (PE) a fim de iniciar a execução do projeto “Capacitando atingidos/as por Barragens através de práticas de educação ambiental e saúde para o desenvolvimento local saudável e sustentável” que é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), apoiada pela vereadora Professora Jacielma Santos (PT-PE) e executada pelo MAB em parceria com a prefeitura.
“Esse processo de formação possibilitará uma articulação entre as comunidades quilombolas e atingidas que fortalecerá os processos de luta, proteção e defesa dos territórios, bem como o empoderamento das lideranças, que passam a conhecer o sistema energético brasileiro, as leis ambientais e poderão buscar de forma qualificada, alternativas para contrapor o modelo de desenvolvimento vigente”. Ressalta Fernanda Rodrigues, coordenadora do MAB.
O projeto tem por objetivo desenvolver um processo de capacitação de monitores e agentes locais das cidades de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, ameaçadas pela construção das barragens de Pedra Branca e Riacho Seco, pleiteadas pela Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf). Tendo como temática central o “Desenvolvimento Local Saudável e Sustentável”, o projeto visa promover formação sobre o direito das populações atingidas por barragens, o cuidado com o uso dos bens naturais e a recuperação do meio ambiente através de práticas sustentáveis de produção de energia e alimentos saudáveis, promovendo a recuperação de nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APP ́s). Além disso, será focado no debate sobre a COVID-19 e as práticas necessárias para prevenção do contágio.
“A execução da emenda do Deputado Federal Carlos Veras através da prefeitura municipal de Orocó e Movimento dos Atingidos por Barragens será de grande importância para a população orocoense e circunvizinhas , visto que possibilitará formação e valorização das comunidades ameaçadas e atingidas por grandes empreendimentos”, afirma a vereadora e professora Jacielma Santos.
Com o plano de trabalho apresentado e aprovado, o movimento dará início à implementação do projeto, entre contratação de pessoal e planejamento de atividades a serem desenvolvidas. Ao fim da execução, cerca de 100 mudas de árvores nativas serão plantadas às margens do Rio São Francisco, como marco da finalização do processo de capacitação dos atingidos e atingidas.