População de Brumadinho reivindica melhorias das estradas rurais danificadas pelas enchentes

Alta do volume do rio Paraopeba provocou enchentes de lama que atingiram casas, estradas e um poço artesiano na zona rural do município

Estiveram presentes na Prefeitura do município lideranças das comunidades Massangano, Grota, Taquaraçu, Gomes e Casinhas. Foto: MAB

Na manhã da última segunda-feira (15), lideranças comunitárias da Zona Rural de Brumadinho compareceram à prefeitura da cidade para cobrar a reconstrução de estradas que foram prejudicadas pelas chuvas e enchentes que atingiram o município nas últimas semanas, dificultando o acesso dos moradores à área urbana.

Em uma carta de reivindicações entregue ao órgão, os moradores reforçam que o grande volume de chuvas que caiu na região desde dezembro causou transtornos em muitas comunidades como Massangano, Grota, Taquaraçu, Gomes e Casinhas.

Além disso, o documento relata que em uma das comunidades rurais, a lama proveniente da enchente do Rio Paraopeba encobriu o abrigo do poço artesiano que abastece a população de Massangano e Grota, podendo contaminar a água com os rejeitos de mineração presentes no rio desde o rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão.

“Casas foram afetadas pelas águas do Rio Paraopeba e estradas foram praticamente destruídas. Sendo assim, a zona rural que já estava com uma lista de demandas, neste momento, está em situação emergencial e necessita de atendimento imediato para algumas situações”, diz ainda a carta.  

Entre as reivindicações listadas estão o asfaltamento da via de Sapé até Casinhas e do Morro de Massangano, com o devido escoamento de água da chuva; melhoria dos acessos entre as comunidades e das comunidades até as cidades de Brumadinho e Moeda; reforma no abrigo da bomba de água que abastece as comunidades de Massangano e Grota e contato imediato com a CEMIG para providenciar manutenção permanente e preventiva no sistema de transmissão de energia elétrica na região, para evitar as constantes quedas de energia na zona rural.

Saiba como apoiar os atingidos pelas enchentes

Os brasileiros atingidos pelas enchentes nas diversas regiões do país enfrentam necessidades básicas e imediatas, como abrigo e alimento. Elas precisam de amparo por parte do Estado e das empresas responsáveis pelos empreendimentos que potencializam os efeitos das enchentes, mas você também pode ajudar! Saiba como no link.

Conteúdos relacionados
| Publicado 17/02/2022 por Amélia Gomes do Brasil de Fato

Minas: nível do Rio Paraopeba sobe e população teme nova enchente de rejeitos

Até hoje, atingidos tentam retirar a lama tóxica que invadiu as casas após temporais de janeiro

| Publicado 14/02/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

“Barragens e seus impactos Psicossociais”: livro debate danos causados às comunidades atingidas

A obra lançada no final de 2021 no formato de ebook é uma iniciativa conjunta de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras que analisam o tema do impacto das barragens no país

| Publicado 16/02/2022 por Coletivo de Comunicação MAB PR

Agricultores de SC e PR reivindicam apoio ao poder público diante de forte estiagem que atinge sul do país

Atos que pediam a criação de um Comitê de Emergência aconteceram em Francisco Beltrão, Condói e Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, e em Dionísio Cerqueira, no noroeste de Santa Catarina