Audiência, que acontece na próxima segunda (16), vai debater aumento da tarifa de energia. ANEEL, Agência Nacional de Águas (ANA) e Coletivo dos Eletricitários também foram convidados para a sessão
Publicado 13/08/2021 - Atualizado 13/08/2021
Na próxima segunda (16), o MAB participará de uma audiência na Câmara dos Deputados para discutir o aumento abusivo nas tarifas de energia. A atividade acontece às 14h e será transmitida pela internet.
O MAB e a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (Pocae) já vêm denunciando os mecanismos adotados pelo governo federal para onerar cada vez mais a conta de luz das famílias e garantir lucros exorbitantes para as empresas do setor elétrico.
A maior preocupação neste momento é a precarização da situação das famílias da classe trabalhadora, que também sofrem com o aumento do preço dos alimentos da cesta básica e do gás de cozinha, além da redução do auxílio emergencial. Além disso, o setor industrial e de serviços, que ainda se recuperam da crise da Covid-19, devem embutir o aumento da conta de luz em todas as mercadorias e serviços básicos consumidos pela população.
Com a alegação da crise hídrica, o governo anunciou no último mês de junho a ativação da tarifa vermelha. Por isso, houve um reajuste de 52% na bandeira vermelha patamar 2 – o que significa um acréscimo de R$ 9,49 por cada 100 KWh consumidos. Há, além disso, outros mecanismos que impactam na tarifa, com destaque para a privatização da Eletrobras, que, pelos cálculos do Movimento, deve provocar um aumento de 25% nas tarifas nos próximos anos.
A audiência está sendo articulada pelos deputados João Daniel (PT/SE), Waldenor Pereira (PT/BA), Nilto Tatto (PT/SP), Valmir Assunção (PT/BA), Patrus Ananias (PT/MG) e Marcon (PT/RS). Além do MAB, foram convidados para o debate a ANEEL, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras organizações.
Serviço
Audiência pública sobre os aumentos abusivos na tarifa de energia na Câmara dos Deputados.
Data: 16 de agosto de 2021, segunda-feira, às 14 horas.
A atividade será transmitida por este link.