MAB e IFRO Campus Porto Velho promovem curso de informática para juventude no campo em Rondônia
O curso realizado através de uma parceria com associações locais irá abordar programas e ferramentas básicas de Informática que podem ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho
Publicado 10/08/2021 - Atualizado 12/08/2021
No último sábado, 07, representantes do MAB e um professor e dois alunos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) visitaram duas associações na zona rural do município de Candeias do Jamari. A visita foi realizada seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com o intuito de promover o Curso de Educação Digital, uma formação básica de informática voltada para a juventude.
A formação, que será disponibilizada gratuitamente neste mês de agosto, terá a coordenação do Dr. Geraldo Castro Cotinguiba, sociólogo e diretor de ensino do IFRO – Campus Porto Velho, e será ministrada pelos alunos do Instituto Marcelo Guedes Caminha e Danilo Henrique dos Santos Balica, todos formandos do Curso de Redes de Computadores do IFRO. A grade curricular inclui os conteúdos: sistema operacional Windows, operacionalização de ferramentas do Word e editor de textos Microsoft Office, editor de planilha eletrônica Microsoft Office Excel, manipulação das ferramentas de PowerPoint, utilização de navegadores e ferramentas em nuvem.
Ao todo, 23 jovens da Associação Agroambiental Paraíso das Acácias – APA e Associação dos Produtores Rurais Flor do Candeias serão beneficiados. O curso será realizado na modalidade EAD (Ensino à Distância), com os conteúdos gravados e disponibilizados no Youtube e terão momentos com atendimentos ao vivo pelo GoogleMeet e alguns encontros presenciais na sede de uma das associações onde foram montados computadores para uso da comunidade. Os participantes receberão uma certificação feita pelo IFRO – campus Porto Velho Zona Norte.
Para Ocelio Muniz, da coordenação do MAB, a ação contribuirá para levar à juventude das comunidades beneficiadas a oportunidade de aperfeiçoamento na área de informática. “Além disso, os jovens poderão ter contato com o IFRO e sua importância para a educação pública e gratuita em Rondônia”, afirmou. O coordenador também ressaltou a importância da parceria com as associações locais, à Associação dos Produtores Rurais Flor do Candeias em nome da presidenta Izabel de Sousa Santos, e também do IFRO pela a promoção da ação.